Pular para o conteúdo principal

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM BH: HOUSING FIRST, PROJETOS MORADIA CIDADÃ E CASA CIDADÃ

No meu artigo de hoje, no Blog do Totonho, apresento exemplos de postura para lidar com a questão das pessoas em situação de rua quando se tem seriedade por parte do poder público e atitude cidadã por parte da sociedade civil:


Há cerca de um ano e poucos meses, publiquei um artigo nesta coluna contendo aspectos relacionados ao tema das pessoas em situação de rua e a apresentação do Projeto Aluguel Solidário, projeto executado por cidadãos voluntários em Belo Horizonte.
No artigo de hoje, trago novidades sobre o tema e apresento mais uma iniciativa semelhante com atuação na capital mineira.
Atualmente, Belo Horizonte possui quase 14.500 pessoas em situação de rua, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Um quantitativo que coloca o Município como a terceira capital do país com maior número de pessoas vivendo nas ruas.
É importante destacar que o Município vem buscando soluções para o problema e que a sociedade civil também tem se engajado na busca de soluções e na implementação de ações voluntárias. 
A mais recente iniciativa do poder público municipal foi o lançamento do projeto piloto Moradia Cidadã. A Prefeitura de Belo Horizonte - PBH, por meio do edital de Chamamento Público SMASDH 04/2025, publicado neste mês, estará implementando o projeto que, inicialmente, atenderá a 100 famílias, e seguirá a estratégia Housing First, (Moradia Primeiro), um modelo de referência já implementado em vários países do mundo. Para essa iniciativa, serão utilizados recursos do governo federal, por meio de convênio entre o Município e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. 
O modelo Housing First parte do princípio de que todo ser humano tem direito a uma moradia, independente das circunstâncias enfrentadas, e de que a moradia é a condição básica para que as portas sejam abertas para o atendimento de outras demandas como saúde, trabalho e renda, estruturação das relações familiares e sociais, etc. Os cinco princípios básicos do método Housing First são: acesso imediato à moradia; escolha do beneficiário e autodeterminação; serviço orientado para recuperação; suporte individualizado e guiado pelo beneficiário; integração social e comunitária. O acesso à moradia é apoiado por um conjunto de ações de políticas públicas intersetoriais com acompanhamento especializado de equipe interdisciplinar. Trata-se de um modelo de assistência social customizada, e isso possibilita maior adesão às atividades e às propostas de ressocialização apresentadas, além de ser uma tecnologia social muito menos onerosa para o enfrentamento da questão pelo poder público.
O chamamento público selecionará uma organização da sociedade civil para executar o projeto. Há várias organizações que atuam no Município e que já conseguiram moradia, com encaminhamento para trabalho e reestruturação das condições sociais, para pessoas que, antes, viviam nas ruas. Sobre uma delas, já fiz referência no início do texto, e hoje venho apresentar outra organização: a Casa Cidadã.
A Casa Cidadã é um coletivo com o objetivo de providenciar moradia e assistência para pessoas em situação de rua em Belo Horizonte. O grupo trabalha com doações voluntárias mensais de valores entre R$50,00 e R$100,00, doações de utensílios domésticos e formação de parcerias diversas. O trabalho realizado possibilita a retirada das pessoas das ruas e participação cidadã por meio de uma tecnologia social eficaz e eficiente, além de proporcionar um exercício em rede da empatia.
O projeto possui pouco tempo de existência, iniciou suas atividades em julho de 2022. Mesmo assim, e com pouquíssimos recursos, já retirou várias pessoas das ruas. A Casa Cidadã segue o modelo Housing First e, por ser um coletivo de ação ainda muito limitada, optou por estabelecer um perfil de pessoas que pudessem adquirir, com mais rapidez, autonomia financeira e socioemocional. O projeto trabalha, também, com o objetivo apontar caminhos para a construção de políticas públicas mais inclusivas, mais eficientes e mais responsáveis, tanto do ponto de vista humanitário como também orçamentário.
Vale dizer que o tema das pessoas em situação de rua é um tema complexo, que merece todo o cuidado e atenção por parte do poder público e também um tratamento mais empático por parte da sociedade, afinal de contas, estamos falando de vidas que, como tal, devem ser respeitadas e tratadas de maneira digna. O problema acentuou-se, nos últimos anos, por diversas razões, principalmente em razão de problemas econômicos agravados por governos que não tiveram questões sociais como prioridade. O aumento de pessoas vivendo nas ruas é um dos primeiros e mais visíveis sintomas de governos economicamente liberais e descumpridores do preceito constitucional de garantia dos direitos sociais e individuais para todos, governos que não priorizam os problemas sociais e que deixam de cumprir o dever principal da governabilidade social democrata, que é o dever de promover mais equilíbrio e menor desigualdade social. E ainda, o problema das pessoas em situação de rua é um problema de toda a sociedade que só poderá ser resolvido com engajamento dos mais diversos setores sociais, envolvendo ações do poder público e também de toda a sociedade civil.
Para saber mais sobre a Casa Cidadã, visite o seu perfil no Instagram clicando AQUI.

Luciana G. Rugani
Escritora e poetisa

Comentários

  1. Bom conhecer essa iniciativa de inclusão. Que os usuários aproveitem bem a oportunidade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...