Pular para o conteúdo principal

BLOG DO TOTONHO: ENTREVISTA COM A ATLETA TRANSPLANTADA DE NATAÇÃO, DUDA PORTO

Hoje, no Blog do Totonho, falo sobre a entrevista que fiz com a atleta transplantada de natação, Duda Porto, com destaque para sua aprovação em uma das 2 (duas) vagas oferecidas ao Brasil para recebimento de apoio financeiro da World Transplant Games Federation (WTGF). 
Aproveito e comento minha visão sobre a questão da doação de órgãos:


Sempre será tempo de novos projetos e novas ideias para construir, agregar positivamente e levar bons conteúdos aos nossos leitores e seguidores das redes sociais. Por pensar assim, gosto de, vez ou outra, realizar projetos de divulgação nas minhas redes.
Há um tempo, eu realizava, periodicamente, o projeto "Sarau 15 Minutos". Naquela época, entrevistei várias pessoas com temas diferentes, mas sempre interessantes e de conteúdos relevantes. E como eu havia acabado de conhecer a história de Duda Porto, quis entrevistá-la, porém problemas de saúde a impediram de participar. Posteriormente, acabei dando uma pausa nesse projeto. Até que, certo dia, estávamos eu, Hairon e o contador de histórias, Ricardo Albino, mais conhecido como Ric, conversando sobre isso e daí Ric sugeriu: "que tal criarmos o "Trinca de Prosa', para entrevistarmos ou para discutirmos temas previamente propostos?" Daí surgiu o Trinca de Prosa e a decisão de estreá-lo com a participação da Duda. E assim fizemos!
Hoje venho apresentar pra vocês essa entrevista super bacana! Vale a pena assistir e conhecer essa garota guerreira, atleta transplantada renal, nadadora Duda Porto. Uma mineirinha, moradora da região do Barreiro, em Belo Horizonte, de apenas 16 anos, que já passou por 19 cirurgias e que hoje é uma atleta nadadora reconhecida pela Liga de Atletas Transplantados e competidora com várias premiações em primeiro lugar. Duda nos conta sobre sua luta para sobreviver, quando, em razão de um ato de amor, de um SIM para a doação de órgãos, ela conseguiu realizar um transplante renal e, a partir daí, pôde intensificar a prática de esportes, em especial a natação, e chegar até o ponto de ser uma atleta pronta para enfrentar o mundial de transplantados. Duda nos fala também sobre a dificuldade de patrocínio dos atletas transplantados, especialmente para participar dos mundiais; sobre a invisibilidade do atleta transplantado para fins de obtenção de financiamento público e sobre a importância da conscientização sobre a doação de órgãos. A história de Duda é inspiradora! Uma menina tão jovem, com um doce semblante e um meigo olhar, mas com uma alma forte, que não interrompe sua caminhada a cada obstáculo surgido e que, assim como a água, sua companheira de todos os dias, opta por contornar os obstáculos, ou as pedras, que surgem em sua caminhada, e seguir sempre em frente. 
Duda tem o sonho de participar dos "Jogos Mundiais de Transplantados", ou "World Transplant Games", evento reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional e que, neste ano, acontecerá em agosto, na Alemanha. Ela treina todos os dias, de segunda a sexta-feira, participa de várias competições que acontecem todos os anos, e encontra-se tecnicamente muito bem preparada para o mundial e, como disse na entrevista, pronta para levantar a bandeira do nosso país (e também do Atlético, seu time do coração) no podium do mundial. Nessa terça-feira (11), Duda foi selecionada para o programa Next Generation, da World Transplant Games Federation (WTGF). Trata-se de um programa da federação que organiza os jogos mundiais de transplantados. Esse programa apoia jovens atletas transplantados com uma ajuda de custo para subsidiar seus treinamentos e ajudá-los a se desenvolverem no esporte. E vale dizer: apenas 2 (duas) vagas foram destinadas ao Brasil e uma delas é para Duda! Uma vitória, uma grande conquista que, com certeza, poderá ajudá-la a ir para o mundial. Por ser menor de idade, Duda precisará ir acompanhada de um responsável, por isso terá que levar sua mãe. Ela está fazendo uma vaquinha virtual para conseguir a quantia que a ajudará a cobrir os custos da viagem. Seguimos na torcida para que ela consiga e aguardamos ansiosos, pois será uma grande alegria entrevistá-la novamente como campeã do mundial! 
Quem quiser assistir à entrevista, acesse o canal @lucianarugani no Youtube. E quem quiser conhecer mais sobre Duda, acesse @dudaporto.nadadora_ no Instagram. 
Gosto de compartilhar com os leitores histórias como as de Duda, pois, conhecendo-as, nós nos inspiramos também a seguir em frente e a não desanimar nunca, seja em que área for de nossas vidas. Tenho certeza de que cada um de vocês, que assistir e conhecer essa história, sentirá também esse impulso para prosseguir em busca de seus projetos ou mesmo em busca de tornar melhor cada simples e rotineiro dia, preenchê-lo de otimismo, alegria e garra, como nos ensinam essa garota e sua mãe, sua maior parceira e amiga nessa caminhada.
Em relação à causa de doação de órgãos, percebo-a como uma causa de todos, uma causa para a qual toda a sociedade deve atentar, refletir e decidir apoiar, pois qualquer pessoa pode, no futuro, precisar desse ato de doação. Além disso, acredito que não existe um momento tão doloroso na vida como o da perda de um ente querido e a doação de órgãos pode ser uma maneira de, simbolicamente, ressignificar a morte, ao permitir que alguém possa viver com algo que ainda resta de quem se foi, como uma maneira de fazer surgir um pouco de vida em meio ao triste panorama da morte.

Luciana G. Rugani 
Escritora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...