Pular para o conteúdo principal

PRÊMIO TEIXEIRA E SOUSA DE LITERATURA TEM ADESÃO RECORDE EM 2023


Após o encerramento das inscrições, toda a documentação apresentada está passando por Análise Técnica
O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura 2023 já bateu recordes. Isso mesmo! De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o edital teve a maior adesão desde que o Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi) foi lançado, em 2011. As inscrições para o prêmio foram encerradas no último dia 22 de maio e o número de inscritos surpreendeu. Para a categoria Prêmio Estudantil, 194 alunos se inscreveram para participar, e na categoria Público em Geral, foram 72 inscrições.
Em comparação com o ano de 2022, o aumento é ainda mais expressivo, quando foram registradas 54 inscrições na categoria para estudantes da rede pública de ensino e 34 na de Público em Geral. O aumento na adesão, de acordo com a supervisora do Departamento de Assessoria Técnica do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural, da Secretaria de Cultura, Aline Moschen, se deve em primeiro lugar à ampla divulgação que a equipe de editais realizou em escolas de Cabo Frio e Tamoios, sobre o Prêmio Estudantil.
“Percorremos todas as escolas públicas do município para divulgar o Prêmio Teixeira e Sousa e, como resultado, tivemos uma alta adesão à categoria Prêmio Estudantil. Já o aumento das inscrições na categoria Público em Geral, eu acredito que foi espontânea e seguiu a ordem natural de aumento da demanda, após a realização do prêmio no ano passado”, explica Aline.
Para o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, a divulgação tem sido muito importante, assim como o resgate das políticas públicas de fomento à Cultura, por meio do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), que distribuiu em 2022, R$ 565 mil para realização de 86 projetos e ações culturais, via quatro editais.
“Isso aconteceu após oito anos sem a aplicação de recursos municipais no Proedi. Em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, conseguimos assegurar que os recursos chegassem a mais artistas, até mesmo aqueles que nunca tinham participado de editais. Isso foi muito importante, ainda mais diante do cenário que se apresentava, com a pandemia em seu momento mais crítico. Esse trabalho de resgate das políticas públicas de fomento à Cultura foi aproximando ainda mais o poder público da sociedade civil. O que temos visto é a adesão crescente em todos os editais”, afirma o secretário.

PRÓXIMAS ETAPAS

Após o encerramento das inscrições, toda a documentação apresentada está passando por Análise Técnica (Etapa 01), em que é verificado o atendimento às condições exigidas no edital do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura 2023. A publicação do resultado da Etapa 01 será no dia 30 de maio. De 31 de maio a 5 de junho será o período de aplicação do formulário de texto da Categoria Prêmio Estudantil, para que o texto seja redigido de forma presencial, sob supervisão da coordenação escolar ou profissional de educação responsável, na unidade escolar em que o aluno está matriculado.
De 6 a 27 de junho ocorre o período de avaliação, pela Comissão Julgadora (Etapa 02), que vai avaliar os textos entre zero e cem pontos. A publicação dos resultados será no dia 30 de junho. De 30 de junho a 5 de julho será o período de Recursos, sendo o resultado divulgado em 11 de julho.
De 17 a 24 de julho será o período de recebimento da documentação para a contratação dos projetos selecionados. O pagamento dos recursos aos proponentes será realizado em até 60 dias após a assinatura do contrato. O evento de entrega da antologia literária “Canção do Sal e outras memórias”, será em até 90 dias da entrega da documentação para a contratação.

Texto: Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...