Pular para o conteúdo principal

PALÁCIO DAS ÁGUIAS É ENTREGUE RESTAURADO EM CABO FRIO

A memória de um local, seja de uma só construção ou de uma cidade inteira, deve ser armazenada, não somente na "caixa de memórias" de cada ser, mas também, e, principalmente, deve ser publicizada na história de uma coletividade, pois é conhecendo essa memória que melhor serão compreendidos os porquês de circunstâncias atuais e que se pode construir um amanhã mais rico da essência verdadeira de um povo. Daí a relevância de cuidar e de preservar as construções que são a mais pura linguagem de tempos passados, que nos trazem informações e fatos que precisam ficar registrados.
Na abertura das comemorações dos 407 anos de Cabo Frio (RJ), a cidade recebeu ontem o Palácio das Águias plenamente restaurado. O Palácio das Águias (também conhecido como o "Sobrado do Tutu", em referência a seu primeiro proprietário, Tertuliano Ferreira) é um sobrado do final do século XIX, cuja arquitetura possui traços do Romantismo, de influência européia. Remanescente da antiga "Rua Direita", teve sua fachada tombada em 1989 pelo  Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC. Tem esse nome por possuir, no alto de sua fachada, três estátuas de águias trazidas da França, na época de sua construção.
O Palácio das Águias fica na hoje denominada Rua Érico Coelho, nº 48, no centro da cidade. Em junho de 2017, postei fotos daquela época, juntamente com um pedido de socorro para o prédio. E agora tenho a alegria de trazer notícias boas sobre o palácio, que, em breve, poderá, quem sabe, ser o mais novo centro cultural da cidade.
As obras de restauro foram custeadas integralmente pelo Banco Itaú e realizadas pelo Estúdio Sarasá, reconhecido nacionalmente por seu trabalho de conservação e restauração de monumentos históricos e responsável pelo restauro de prédios como o Museu do Ipiranga e o Teatro Municipal de São Paulo e os vitrais da catedral de Brasília.
Abaixo seguem fotos e matéria da "Folha dos Lagos" sobre como deu-se o tombamento, ato esse que foi essencial para que esta maravilhosa obra fosse salva, e que permitiu que ontem a cidade o recebesse de volta e plenamente restaurado:

Fotos 1 e 2: Prefeitura de Cabo Frio
Atos finais para a inauguração
Foto: Luciana Branco
Situação do palácio em 2017 - texto deste blog em 2017
Matéria da Folha dos Lagos sobre a história do tombamento - edição de 11/11/22

Luciana G. Rugani

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...