Pular para o conteúdo principal

PONTO DE COLETA SELETIVA DO HORTO MUNICIPAL DE CABO FRIO PASSA A INTEGRAR O PROGRAMA ECOENEL


Parceria entre a Enel e a Prefeitura de Cabo Frio vai viabilizar a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de luz

O município de Cabo Frio agora faz parte do projeto Ecoenel, que prevê a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. O novo local de captação é o Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva (PEV Jojoca), no Horto Municipal Antônio Ângelo Marques, no Portinho.
A inauguração será nesta sexta-feira (3), às 10h, e contará com a presença do prefeito José Bonifácio; do presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca; além de representantes da Enel.
No local de captação, o cliente que entrega materiais recicláveis e, em troca, recebe bônus na conta de energia. O Ecoponto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.
O presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca, destaca que com essa parceria o programa de coleta seletiva de Cabo Frio avança ainda mais.
“Esperamos grande adesão nesta nova etapa do programa, já que os clientes da Enel terão bônus na conta de energia a cada material entregue. Isso com certeza será um grande incentivador”, destaca Heitor.


Como aderir ao programa

A pessoa interessada em aderir ao programa deve se dirigir até um ponto de coleta do Ecoenel, levando uma conta de energia elétrica e um documento com foto para efetuar seu cadastro. O cliente receberá um cartão de adesão que dará direito a troca de materiais recicláveis por descontos na próxima conta de energia, sem limites de pesagem. Pode ser papel, plástico, metal, vidro ou embalagens TetraPak.
O material deve ser levado ao ecoponto limpo e separado por tipo. No local, o material será pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado - cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro; O participante receberá um comprovante do bônus, que será creditado na sua próxima conta de energia. O cliente também pode destinar o bônus para uma instituição social que esteja localizada na área de concessão da Enel.
Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente será creditado automaticamente na fatura seguinte. Os clientes podem acompanhar on-line os dados de sua coleta, encontrar ecoponto mais próximo e as tabelas de preços dos resíduos por meio do aplicativo Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.
Os ecopontos do programa estão distribuídos na área de concessão da Enel, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Todos os resíduos entregues pelos clientes nos ecopontos são repassados a recicladores que garantem a destinação correta dos materiais. Por meio desse fluxo, geramos valor compartilhado e reforçamos o compromisso da Enel com o meio ambiente, a sociedade e um futuro mais sustentável.

Matéria de 2/6/22. Texto e fotos: Prefeitura de Cabo Frio
------------------------------------------------------------------

Novo Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva é inaugurado em Cabo Frio


O PEV fica localizado no quiosque da Praça da Bandeira

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, abriu nesta quinta-feira (31) o novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Coleta Seletiva. O novo PEV está localizado na Praça da Bandeira, no bairro Passagem. A abertura da unidade encerra a agenda de inaugurações realizadas pela gestão municipal durante a semana. O ponto está em funcionamento a partir desta sexta-feira (1º).
No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), moradores e comerciantes podem depositar materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha, lixo eletrônico, entre outros lixos secos e limpos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 13h. O prefeito José Bonifácio destacou a importância ambiental da abertura do segundo PEV na cidade.
“Precisamos da adesão de todos para que esse projeto funcione efetivamente e possa ser expandido. É importante que tenhamos um trabalho que envolva moradores, comércios e principalmente restaurantes, que geram uma quantidade maior de resíduos. É satisfatório poder ampliar esse serviço, devido à necessidade de termos um consumo mais consciente e de implementarmos a educação ambiental. A coleta seletiva precisa ser defendida e aplicada, não podemos ter a comodidade de simplesmente não separar o lixo. Somente de setembro a fevereiro recebemos 3,5 toneladas de garrafas pet e uma tonelada de vidro”, disse Bonifácio, que anunciou o próximo PEV para o distrito de Tamoios.
O primeiro PEV do município foi lançado em 2021, homenageando o coletor José Vinícius Barbosa, o “Jojoca”, nas dependências do Horto Municipal Antônio Ângelo Marques.
Estiveram presentes no evento da Praça da Bandeira os secretários de Governo, Betinho Araújo; de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet; o presidente do Ibascaf, Jefferson Buitrago; o chefe de Gabinete, Mirinho Braga, o presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca, os vereadores cabo-frienses, Léo Mendes, Josias da Sweel, Jean da Autoescola e Alexandre da Colônia e o ex-deputado Janio Mendes.

Matéria de 1º/4/22 - Texto e foto: Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...