Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA "FLORES LITERÁRIAS"

Aconteceu ontem no Charitas o lançamento da Antologia Poética Flores Literárias. A obra é composta por nomes de todo o Brasil e por um poeta do Equador. Há desde poetas iniciantes até nomes já consagrados e premiados internacionalmente.
O grupo "Flores Literárias" tem por objetivo propagar a cultura por meio da literatura, poesia e das mais variadas formas de arte. Em seus saraus mensais o clima é sempre de alegria e sintonia com os mais sublimes sentimentos pois a arte é o que predomina e a arte tem esse poder de extrair o melhor que há em cada um de nós.
Sou uma das autoras desta antologia e sinto-me muito honrada e feliz por participar. É muito gratificante, principalmente por ser uma antologia cabo-friense, pois em Cabo Frio que tenho inspiração para minhas melhores poesias. 
A poesia que fiz para participar desenvolve-se ao redor de várias flores tendo a rosa como representação. Chama-se "Sonhos":
Sonhos...
sonhos de vil quimera
sonhos de mil canções
e sonhos de mil paixões.
Se vivo, sonho
e ao sonhar te encontro
te encontro vivo nas manhãs,
na brisa que sopra,
no sol que brilha,
te encontro em mim.
E nesse encanto mútuo caminhamos,
por entre veredas de lírios, rosas e dálias.
De repente vejo uma rosa,
linda, suave, pétalas de veludo.
A ela dirijo minha atenção,
meu olhar e meu carinho.
E, ao voltar não te encontro
Onde está você?
Desapareceu na brisa suave,
nos raios de sol?
Desperto.
Claro, claro que você se foi,
era só um sonho!
Um sonho de fantasia.
E, agora que despertei,
vou iniciar meu dia
e aguar a rosa,
fonte da minha alegria.

Abaixo segue a lista de todos os participantes, aos quais deixo aqui meus parabéns por este trabalho maravilhoso, e algumas fotos do evento:
Aline Santos - Ana Rezende Rosa - Andréa Rezende - Bruno Black - Cássia Naipe - Cecília Ozório - Dr Cid Magioli - Clevane Pessoa - Dirce Moreira - Edilane Meireles - Elaine Lopes - Elaine Marcelina - Else Dorotéa - Eraldo Amay - Evânia Medeiros - Gianetti Lopes - Humberto Napoléon - Jana Souza - Janete Reist - Jaqueline Brum - Jiddu Saldanha - Jorge Fernando - Karina Horst - Kéren Hapuk - Linderberg Brito - Luciana G Rugani - Ludmila Oliveira - Márcia de Vidal - Marcinha Ribeiro - Maria Dulce de Vargas - Marta Sportitsch - Martina Campos - Maurício Cardozo - Mhario Lincoln - Miguel Lima - Nadinéia de Oliveira - Nathally Amariá - Nilza Freire - Renata Barcellos - Roberta Queiroz - Roberto Amorim - Rodrigo Motta - Rosa de Mattos - Rosa Fonseca - Rosana Andréia - Rosane Merçon - Rosemary Gomes - Silvana Lima -Taise Ribeiro - Tatiana Viegas - Vera Lúcia Alves e Yuri Vasconcellos.

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Foi lindo, um presente para a alma desfrutar de tanta beleza através das palavras em forma de poesias. Parabéns as idealizadoras de tão maravilhoso sonho, Jaqueline Brum e Andrea Rezende. Agora todos nós sonhamos juntos. Parabéns aos poetas, músicos, enfim, todos que com sua arte nos proporcionam momentos tão sublimes. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...