Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO CABOFRIENSE: FÉ, RELIGIÃO E RESPEITO

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Abaixo da foto, segue o texto para mais fácil leitura:

Devido às várias notícias sobre intolerância religiosa que temos ouvido ultimamente, me deu vontade de escrever umas breves palavras sobre fé, religião e respeito. E como às vezes repetimos tanto as palavras que acabamos até nos esquecendo de suas origens e significados, começarei buscando o significado de “fé”.
O que seria a fé?
No dicionário, fé significa “confiança absoluta em algo ou alguém”. E confiança é algo adquirido com a experiência, o entendimento e a percepção pessoais, que brota de dentro de cada ser, portanto temos que a fé é algo interno, de foro íntimo. Assim, podemos ter fé em alguém, na realização de algo, e em várias outras coisas, além da própria fé religiosa.
Agora vejamos o significado de “religião”.
A palavra “religião” deriva do latim religare = ação de religar. No dicionário, seus significados remetem sempre a alguma crença que busca ligar o ser à divindade, ou à espiritualidade.
A fé religiosa seria, então, aquela convicção interior, aquela força, no mais íntimo de nosso ser, que sentimos em relação aos aspectos da Divindade e à Sua Presença em nossas vidas.
A maioria de nós tem a religião como instrumento para exercício da fé, mas existem também aqueles que creem na interferência Divina em suas vidas mesmo sem seguirem uma religião específica. E pode até mesmo haver aqueles que não têm fé religiosa, não possuem nenhuma crença, mas possuem o respeito como base tão sólida de suas ações que naturalmente vivenciam aquilo que muitos religiosos tentam a vida inteira aplicar em suas vidas.
O fato é que a fé religiosa busca uma maior aproximação com o Divino, com a Perfeição, portanto a religião é utilizada como ferramenta de melhoria e aperfeiçoamento do ser humano para que este possa viver de uma maneira que menos infrinja as leis Divinas, que são as leis naturais de nossa existência. Essa religação com Deus, que significa religação com o Amor Universal, dá-se por meio da transformação individual com aprimoramento de propósitos e ações. Temos, então, que a religião não é algo destinado à divulgação de imagem pessoal, nem à satisfação de aspectos exteriores. Se assim é utilizada por muitos em nossa sociedade, então não temos aí uma verdadeira postura religiosa. Se for dirigida somente para o externo, para o tão conhecido "passar a imagem" de religioso, ou de bom moço, rompe-se a ligação interna com o Divino. O fim principal passa a ser o de satisfazer a sua própria vaidade através da aprovação externa, havendo, em consequência, total afastamento dos propósitos Divinos.
Por todas essas considerações, religião e fé são coisas que não devem ser impostas a ninguém, são questões de convicção íntima, e por isso merecem ser tratadas com todo respeito. Têm a ver com o íntimo do outro, com sua maneira pessoal de ligar-se com a divindade, e isso é sagrado para cada um. Deus é único, criador de tudo e de todos. Jesus, seu enviado maior, pregou o Amor como religião. Não pregou a religião X, nem Y. Simplesmente seu evangelho é o evangelho de Amor e suas lições aplicam-se a qualquer indivíduo que queira aprimorar-se internamente para, consequentemente, aprimorar sua relação com os outros. E esse melhoramento interior pressupõe a humildade de enxergar a si próprio e aos outros como aprendizes, sem a vaidade de achar-se superior em conhecimento perante alguém.
Li um artigo que dizia que intolerância é diferente de crítica. Pode-se, por exemplo, criticar certos hábitos religiosos, mas desde que com respeito ao outro, sem ofensas ou desmerecimento de qualquer forma. Se houver desrespeito, aí já configura intolerância, e qualquer intolerância revela ignorância e falta de maturidade do ser para viver em sociedade, pois nossa sociedade é um universo de individualidades, e cada individualidade é um universo particular. Cada ser merece respeito em sua forma de ser, em sua forma de acreditar e de ligar-se à divindade. Aquele que desrespeita a fé do outro apenas revela que não entendeu nada do que Jesus pregou. Amor pressupõe respeito. Não há amor sem respeito. E Jesus pregou o Amor ao próximo, isso pressupõe total respeito ao outro.
A religião só faz sentido se promove o melhoramento do ser, o que só será possível se seus princípios forem exercidos no dia a dia e com vontade real de melhorar-se moralmente. A prática religiosa vazia de sentimento verdadeiro, visando o mundo de aparências e das impressões exteriores apenas como máscara de uso conveniente, nos liga ainda mais ao passageiro mundo das ilusões e das formas, e, consequentemente, nos afasta ainda mais da divindade, ao invés de a ela nos religar.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...