Pular para o conteúdo principal

DESTRUIÇÃO DOS OCEANOS: ALERTA!

Oceanos e mares...
admirados, mas ainda tão desconhecidos.
Sabemos que os oceanos possibilitam a vida no planeta Terra. Mas sabemos também que o ser humano está longe de respeitar devidamente este poderoso reduto de vida e mistérios. Este mesmo ser humano, que nem do seu ambiente visível cuida devidamente, que não se importa em deixar seu lixo largado nas areias das praias, que dirá do ambiente que não lhe é possível ver e sentir diretamente, como é o caso do fundo dos mares.
Abaixo segue um pequeno vídeo explicando sobre a pesca de arresto. O Greenpeace está divulgando este vídeo para alertar sobre a destruição causada pela pesca de profundidade.
Destaco algumas frases retiradas do vídeo, que mais me chamaram a atenção e que servem para guiar nossa reflexão em torno do assunto:

Maria Mesquita Pessôa (Brazil mission to the UN) – Os oceanos têm um papel importante que permite a existência da nossa vida no Planeta. A biodiversidade em áreas fora da jurisdição nacional é patrimônio da humanidade, portanto é interesse do meu país e de todos os países do mundo que esta riqueza não seja destruída.

Stuart Beck (Palau mission to the UN) - Penso que o que será preciso para proteger áreas vulneráveis é uma moratória sobre pesca de arresto. Não importa que seja um Estado interior, não importa que não seja um Estado costeiro, não importa que não pesque. O que importa é que todos temos a mesma obrigação. Há 192 países, e todos têm o mesmo dever, para com as gerações futuras, de proteger estas áreas. Quando desaparecem, deixarão de existir.

Dr. Alex Rogers (marine scientist) - À medida que a tecnologia nos permite sondar melhor os segredos das profundezas, estamos só a começar a entender a enorme importância deste ecossistema para o planeta Terra. Salvaguardar o futuro dos oceanos é vital para a saúde do planeta, do qual todos dependemos. O tempo esgotou-se. Os governos têm de assumir a responsabilidade, agora, de travar a destruição do mar profundo... À medida que as redes de arrasto são arrastadas pelo fundo do mar, esmagam e destroem a vida marinha que vive agarrada ao fundo. Poder-se-ia comparar isto a cortar uma floresta tropical para apanhar os pequenos animais que vivem entre as árvores. Portanto, é uma forma de pesca tremendamente destrutiva.


Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...