Mostrando postagens de setembro 19, 2024

UM NOVO OLHAR PARA A PAISAGEM DE TODO DIA

Hoje, no Blog do Totonho : quando olhamos e não vemos, quando perdemos a capacidade de olhar mais além e de olhar mais profundamente: Os moradores de uma cidade costumam se acostumar com as paisagens e com a rotina do dia a dia, e acabam se esquecendo de observar detalhes. Os encantos naturais acabam sendo banalizados e a grandiosidade que representam acaba sendo esquecida. Assim percebo, por exemplo, quando observo pessoas que passam pela beira-mar, seja em automóveis ou mesmo a pé, e seguem seu rumo sem um mínimo gesto, nem mesmo um rápido olhar, de admiração ou de gratidão àquela natureza exuberante. Ou quando vejo, no fim de tarde, pessoas que seguem pelas ruas em suas costumeiras impaciências, enquanto, um pouco mais alto, um brilho de sol poente atravessa a folhagem criando um foco mágico. Ou ainda, quando esse foco mágico vem de uma construção antiga em que damos o zoom para uma bela foto. Essas pequenas observações, quando tornam-se conduta habitual, criam em nós o costume da g