Mostrando postagens de agosto 22, 2024

A ESCRAVIDÃO DOS ALGORITMOS

Hoje, no Blog do Totonho , falo sobre o mecanismo de funcionamento da dopamina em nosso organismo e a influência desse conhecimento na forma de estruturar todo o sistema de algoritmos do mundo virtual: Um assunto interessante e muito atual, sobre o qual hão debruçado estudiosos e cientistas, é o aprofundamento no conhecimento da dopamina e seus desdobramentos no âmbito das redes sociais e de outros ramos virtuais.  Na semana passada, eu assisti a um vídeo sobre isso em que o pesquisador alertava sobre como grandes negócios, que lidam com produtos atrativos e viciantes, utilizam, na expansão de seus produtos e serviços, as recentes descobertas sobre a dopamina.  Nós, que somos leigos, muitas vezes não paramos para refletir no quanto nossas ações cotidianas podem ser influenciadas pelo comportamento viciante e em como empresas ícones da tecnologia virtual têm esse comportamento como guia na elaboração de seus produtos. A dopamina é um neurotransmissor responsável pelas sensações de satis