Mostrando postagens de agosto 1, 2024

BLOG DO TOTONHO: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Em meu artigo de hoje, no Blog do Totonho ,   falo sobre um problema que, infelizmente, é rotina para muitas pessoas. Um tema que tem sido muito debatido nos últimos tempos. Sabe aquelas condutas sufocantes do empregador para com o empregado? Ou aquelas que buscam desvalorizar o empregado ou isolá-lo, ou ainda a criação de obstáculos para o exercício de direitos?   Tais condutas configuram assédio moral por parte dos gestores: Tempos atrás, quando a tecnologia começava a sinalizar que chegaria para ficar e, ano a ano, percebíamos as transformações tecnológicas tomando força em nosso cotidiano, pensávamos que isso traria benefícios também para o trabalhador, o qual teria, à sua disposição, recursos que poderiam tornar a labuta diária menos penosa. Sabíamos que alguns postos de trabalho poderiam ser extintos, porém não imaginávamos que a máquina dominaria tanto a ponto de substituir totalmente o ser humano em algumas tarefas. Naquela época, não imaginávamos, por exemplo, que as agências