Mostrando postagens de junho 6, 2024

AS PRAIAS E AS "CORTINAS"

H oje, no Blog do Totonho , foi publicado o meu texto "As praias e as 'cortinas": Quando conheci a nossa belíssima Região dos Lagos, eu tinha 16 para 17 anos. A partir daí, nossas praias tornaram referência de beleza para mim. Conheci outras regiões litorâneas do país, mas não encontrei praia como as nossas. Em Cabo Frio, temos o exemplo da Praia do Forte. É difícil encontrar outra de areia tão clara, de tão larga extensão e do tipo "praia rasa", que é aquela que, ao entrar no mar, a profundidade se dá pouco a pouco. Lembro que, quando estivemos em Ponta Negra, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, logo de manhã a praia chamou nossa atenção pela largura e por ser uma praia do tipo rasa, porém, por volta de meio-dia para frente, o mar toma toda a extensão da praia e, com tanta força, que torna impossível frequentá-la após meio-dia. Em outras praias do país, há também aquelas cuja orla foi tomada por grandes edifícios e, portanto, o dia torna-se curto em razão