Sábado (7), participamos do plantio da minifloresta do Arrudas, em Belo Horizonte, projeto idealizado pelo coletivo Árvore Legal. O coletivo Árvore Legal surgiu de um grupo de servidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH, com apoio do Sindicato dos Servidores do Legislativo do Município de Belo Horizonte - SINDSLEMBH, mas, atualmente, o coletivo é aberto à participação do público em geral.
O coletivo Árvore Legal recebeu da Prefeitura de Belo Horizonte - PBH - o projeto "Minifloresta do Arrudas", que tem por objeto realizar o plantio de árvores no entorno do Ribeirão Arrudas, na Avenida dos Andradas, na margem da pista de caminhadas e corridas. O plantio foi planejado para ser feito por trechos para, pouco a pouco, ser desenvolvida uma minifloresta em grande extensão da margem do Arrudas.
O projeto foi idealizado de acordo com as recomendações técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental, da Prefeitura de Belo Horizonte - PBH, após várias reuniões às quais compareceram também outros órgãos do poder público municipal. A PBH forneceu todo o apoio técnico e também os produtos utilizados, como fertilizante, calcário, adubo e as mudas adequadas para serem plantadas, realizou a marcação dos pontos de plantio e, na pessoa de seu diretor de Gestão Ambiental, Dany Silvio Amaral, acompanhou, pessoalmente, toda a atividade hoje realizada.
Para as tarefas de plantio, o convite é aberto para qualquer cidadão que queira participar, e participam também vários coletivos de plantio, como Bora Plantar! e outros.
Foi muito gratificante participar. Tivemos uma manhã radiante e plena de cidadania e amor à natureza de nossa cidade, pois trata-se de uma oportunidade única para fazermos a nossa parte, enquanto cidadãos, para que tenhamos uma cidade mais verde e mais sustentável. Para nós, foi um grande aprendizado e, sempre que possível, estaremos juntos em outros plantios. Além disso, foi também uma oportunidade para revermos alguns colegas de trabalho da CMBH e matar a saudade.
Fotos: coletivo Árvore Legal
Comentários
Postar um comentário