Pular para o conteúdo principal

LEIA ANTES DE VOTAR

Assim como precisamos ler a bula antes de tomar algum remédio, leiam meu artigo de hoje, do Blog do Totonho, antes de votar:


Muitos cidadãos costumam tratar as eleições como se fossem um jogo de apostas e esquecem que voto não é disputa de força, mas sim um meio de escolher aquele nome que nos parece mais limpo e mais capacitado para ocupar o cargo que disputa. O eleitor, ao votar, não está apostando em quem parece que vai ganhar, mas sim elegendo um nome para estar à frente da administração para servir à população com respeito pela coisa pública, e a coisa pública tem dono. Não é um patrimônio bilionário pronto para ser apoderado, é um patrimônio de cada cidadão que vive no respectivo território.
Na última terça-feira, li uma postagem do candidato a vereador, Cláudio Leitão, em suas redes sociais, e gostei muito, pois o texto fala sobre aquele cidadão que desmerece alguém que ainda não conseguiu se eleger para um cargo público, como se vencer eleição fosse sinônimo de retidão e capacidade para exercer o cargo. Diz um trecho da postagem: "um cidadão me abordou com a seguinte pergunta: 'Pô Leitão, eu sei que você é um cara inteligente, mas você até hoje não ganhou nenhuma eleição que disputou'. O cara não perguntou de forma agressiva e por isso respondi. Minha resposta: Rapaz, você tem razão. Não ganhei. Eu sou ruim de voto e os caras são bons. Os eleitores também são bons de votos. Olha para a cidade. Está uma maravilha. Os prefeitos 'bons de voto' eleitos fizeram uma gestão espetacular. Aposto que você e eles estão felizes, e por isso, irão votar neles novamente. A Câmara de Vereadores, então, está excelente. Só gente preparada. Veja quantas leis eles fizeram para melhorar a sua vida e a dos outros eleitores. Eu não vou nem te perguntar porque você ficaria um tempão me lembrando delas. O dinheiro público sempre foi bem fiscalizado, né! Uma belezura. Por isso tudo me dá o meu panfleto de volta, você certamente não precisa dele".
A fala de Cláudio Leitão foi certeira, muito apropriada para aquele cidadão que tem uma noção totalmente equivocada sobre o instrumento do voto. Às vezes, penso que há pessoas que parecem gostar de reclamar sempre das mesmas coisas, pessoas que aceitam como normal o oferecimento de serviços ruins por parte da prefeitura. Para essas pessoas, eleição é como uma aposta de jogo. Elas, então, votam naqueles que têm poder financeiro para comprar eleições e deixam de lado aqueles que têm capacidade e hombridade para governar, ou para fiscalizar e legislar. Todo o cenário da atualidade é resultado da escolha dos eleitores, os eleitores têm sua quota de responsabilidade nos problemas do Município, pois os gestores são por eles eleitos.
É preciso rever as significâncias que envolvem o tema "eleições". A sociedade cabo-friense precisa adquirir a maturidade necessária para uma cidade do porte de Cabo Frio. A cidade não é mais aquela cidadezinha pequena, onde poucos dominavam o cenário e havia pouco a ser resolvido. Houve um rápido crescimento populacional e, junto com ele, os problemas, mas parece que a sociedade não seguiu o mesmo ritmo no quesito "maturidade". A cidade hoje não comporta essa maneira totalmente equivocada de pensar o voto.
Os cidadãos precisam lembrar que errar é normal, pode acontecer, porém persistir no erro já não é equívoco e sim conveniência pessoal, e isso é que precisa mudar! Enquanto a sociedade cabo-friense não amadurecer para um olhar mais coletivo, a cidade continuará sob o domínio de uma forma destrutiva de fazer política, as obras e serviços continuarão sendo realizados sem transparência e por meio de manobras escusas, com uma conta alta a pagar no final.
Com certeza, não há um só cidadão que, em alguma ocasião, não tenha se enganado na política e com políticos, mas é preciso rever os conceitos e compreender que a participação democrática pressupõe maturidade e responsabilidade com o resultado das escolhas.
Que mais cidadãos possam refletir nessas palavras para dar a seu voto um destino mais digno. Que, na cabine de votação, a consciência de cada um pese mais do que a oferta ou a promessa de benefícios pessoais.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani