Pular para o conteúdo principal

MINHAS CONSIDERAÇÕES - ELEIÇÕES 2024 EM CABO FRIO

Com o passar do tempo, adquirimos experiência e maturidade por meio das opções que fazemos. Mas, esse aprendizado não vem ao acaso. Vem com nossa vivência, com nossos erros e acertos. A cada etapa cumprida, a cada ciclo fechado ou a cada escolha equivocada, podemos aprender muito, se a isso nos dispusermos. Hoje, por exemplo, tenho noção do quanto eu não sabia há algum tempo atrás. A cada dia que passa, aprendo mais um pouco. Por isso, tenho a certeza de que minhas escolhas atuais possuem mais embasamento real e maior conformidade com os valores e princípios nos quais acredito.

Sendo assim, sinto-me mais centrada para convidar os leitores e seguidores a compartilharem a minha opção de candidatos para o Executivo e para o Legislativo aqui em Cabo Frio. 

Sabemos que, em qualquer localidade, sempre há aqueles que possuem muitos interesses pessoais dentro do poder público e que dele vivem a compartilhar benefícios anos seguidos. E aqui não é diferente. Durante anos, sempre as mesmas pessoas que visualizam o poder público como um meio de obter vantagens pessoais seguem por aí, acercando-se de um ou outro governo mais afinado com esse tipo de comportamento. E dessa vez temos, novamente, em disputa, os grupos que impulsionaram e perpetuaram esse comportamento. Mas, apesar disso, temos uma excelente opção, que é o nome de Rafael Peçanha para prefeito. 

Rafael é um nome leve, sem os velhos ranços políticos dos outros grupos. Já foi vereador, ocasião em que demonstrou uma clara atuação ética, sem nenhuma proposta ou atitude institucional que contrariasse princípios éticos. Foi muito atuante e fiscalizador em seu mandato legislativo. Acompanhando e participando de sua campanha eleitoral, compareci à reunião com o setor da Cultura, ocasião em que, pela primeira vez, vi um candidato a prefeito e sua vice dispostos a ouvir o setor cultural e a conhecer mais a fundo suas necessidades mais gritantes para, em cima delas, direcionar as ações e estabelecer os compromissos com o setor. O usual costuma ser candidatos que apenas falam de si ou de suas propostas que já chegam prontas, mas Rafael possui outra dinâmica. Ele busca ouvir os setores para, a partir daí, direcionar suas ações. 

E foi também ouvindo a população que ele produziu o seu plano de governo para esta eleição. O seu plano de governo foi construído coletivamente por nós, cidadãos, e apresentado à população no dia 18/7 passado (clique aqui para conhecer). Ele dividiu a cidade em 18 setores temáticos e distribuiu coordenadores em cada setor. Para mim, foi uma grande alegria fazer parte do time de coordenadores na área da Cultura e participar de uma construção tão legítima e representativa das necessidades da população de Cabo Frio! Uma oportunidade de ter ouvidas, discutidas e aceitas as sugestões para o setor, e isso é gratificante.

Cabo Frio cresceu, não é mais aquela cidade pequena da qual alguns pensam ser donos, por isso não suporta mais o estilo de política provinciano e coronelista. Merece e necessita de políticos alinhados com um fazer político mais ético e mais capacitado para lidar com a complexidade de uma cidade de médio porte, e por isso, nos últimos tempos, não tem tido sucesso na gestão. Contudo, tem opção! Rafael Peçanha 18 para prefeito é essa opção! E, para vereador, há nomes excelentes junto a Rafael! Eu caminharei com Cláudio Leitão, pois acompanhei seu período enquanto secretário municipal de Educação (ocasião em que denunciou o desvio de verbas da gestão e, por isso, foi exonerado do cargo) e pude ver o ótimo trabalho que realizou na secretaria, além de ter sido sempre muito ativo, de maneira coerente e ética, no processo político.

Venham conosco! Rafael Peçanha prefeito 18 e Cláudio Leitão vereador 50001.


Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani