Acho importante posicionar-me à época das eleições, contribuindo para a conscientização. E, independente de terem ou não seus candidatos, é importante ler, conhecer, refletir. Isso é constante formação CIDADÃ!
Clique para ler minha coluna de hoje no Blog do Totonho:
Sendo assim, sinto-me mais centrada para convidar os leitores e seguidores a compartilharem a minha opção de candidatos para o Executivo e para o Legislativo aqui em Cabo Frio.
Sabemos que, em qualquer localidade, sempre há aqueles que possuem muitos interesses pessoais dentro do poder público e que dele vivem a compartilhar benefícios anos seguidos. E aqui não é diferente. Durante anos, sempre as mesmas pessoas que visualizam o poder público como um meio de obter vantagens pessoais seguem por aí, acercando-se de um ou outro governo mais afinado com esse tipo de comportamento. E dessa vez, novamente em disputa os grupos que impulsionaram e perpetuaram esse comportamento. Mas, apesar disso, temos uma excelente opção, que é o nome de Rafael Peçanha para prefeito.
Rafael é um nome leve, sem os velhos ranços políticos dos outros grupos. Já foi vereador, ocasião em que demonstrou uma clara atuação ética, sem nenhuma proposta ou atitude institucional que contrariasse princípios éticos. Foi muito atuante e fiscalizador em seu mandato legislativo. Acompanhando e participando de sua campanha eleitoral, compareci à reunião com o setor da Cultura, ocasião em que, pela primeira vez, vi um candidato a prefeito e sua vice dispostos a ouvir o setor cultural e a conhecer mais a fundo suas necessidades mais gritantes para, em cima delas, direcionar as ações e estabelecer os compromissos com o setor. O usual costuma ser candidatos que apenas falam de si ou de suas propostas que já chegam prontas, mas Rafael possui outra dinâmica. Ele busca ouvir os setores para, a partir daí, direcionar suas ações.
E foi também ouvindo a população que ele produziu o seu plano de governo para esta eleição. O seu plano de governo foi construído coletivamente por nós, cidadãos, e apresentado à população no dia 18/7 passado. Para conhecer as propostas, busque-as no site https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUDESTE/RJ/2045202024/190002357772/2024/58130 ou clique aqui.
Rafael dividiu a cidade em 18 setores temáticos e distribuiu coordenadores em cada setor. Para mim, foi uma grande alegria fazer parte do time de coordenadores na área da Cultura e participar de uma construção tão legítima e representativa das necessidades da população de Cabo Frio! Uma oportunidade de termos ouvidas, discutidas e aceitas as sugestões para o setor, e isso é gratificante.
Cabo Frio cresceu, não é mais aquela cidade pequena da qual alguns pensam ser donos, por isso não suporta mais o estilo de política provinciano e coronelista. Merece e necessita de políticos alinhados com um fazer político mais ético e mais capacitado para lidar com a complexidade de uma cidade de médio porte, e por isso, nos últimos tempos, não tem tido sucesso na gestão. Contudo, tem uma opção e, a meu ver, Rafael Peçanha é essa opção! E, para vereador, há nomes excelentes junto a Rafael! Vale a pena conhecê-los! Eu caminharei com Cláudio Leitão, pois acompanhei seu período enquanto secretário municipal de Educação (ocasião em que denunciou o desvio de verbas da gestão e, por isso, foi exonerado do cargo) e pude ver o ótimo trabalho que ele realizou na secretaria, além de ter sido sempre uma pessoa muito ativa, de maneira coerente e ética, no processo político, e um exímio conhecedor do orçamento público, por isso, com plena capacidade para exercer a principal função de um vereador, que é a fiscalização dos gastos do Executivo.
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário