Mostrando postagens de setembro, 2024

MINHAS CONSIDERAÇÕES - ELEIÇÕES 2024 EM CABO FRIO

Com o passar do tempo, adquirimos experiência e maturidade por meio das opções que fazemos. Mas, esse aprendizado não vem ao acaso. Vem com nossa vivência, com nossos erros e acertos. A cada etapa cumprida, a cada ciclo fechado ou a cada escolha equivocada, podemos aprender muito, se a isso nos dispusermos. Hoje, por exemplo, tenho noção do quanto eu não sabia há algum tempo atrás. A cada dia que passa, aprendo mais um pouco. Por isso, tenho a certeza de que minhas escolhas atuais possuem mais embasamento real e maior conformidade com os valores e princípios nos quais acredito. Sendo assim, sinto-me mais centrada para convidar os leitores e seguidores a compartilharem a minha opção de candidatos para o Executivo e para o Legislativo aqui em Cabo Frio.  Sabemos que, em qualquer localidade, sempre há aqueles que possuem muitos interesses pessoais dentro do poder público e que dele vivem a compartilhar benefícios anos seguidos. E aqui não é diferente. Durante anos, sempre as mesmas pessoa

UM NOVO OLHAR PARA A PAISAGEM DE TODO DIA

Hoje, no Blog do Totonho : quando olhamos e não vemos, quando perdemos a capacidade de olhar mais além e de olhar mais profundamente: Os moradores de uma cidade costumam se acostumar com as paisagens e com a rotina do dia a dia, e acabam se esquecendo de observar detalhes. Os encantos naturais acabam sendo banalizados e a grandiosidade que representam acaba sendo esquecida. Assim percebo, por exemplo, quando observo pessoas que passam pela beira-mar, seja em automóveis ou mesmo a pé, e seguem seu rumo sem um mínimo gesto, nem mesmo um rápido olhar, de admiração ou de gratidão àquela natureza exuberante. Ou quando vejo, no fim de tarde, pessoas que seguem pelas ruas em suas costumeiras impaciências, enquanto, um pouco mais alto, um brilho de sol poente atravessa a folhagem criando um foco mágico. Ou ainda, quando esse foco mágico vem de uma construção antiga em que damos o zoom para uma bela foto. Essas pequenas observações, quando tornam-se conduta habitual, criam em nós o costume da g

7a. EDIÇÃO DO "ARTE NA REDE" - ANTOLOGIA AMAZÔNIA

Hoje publiquei a 7ª edição do "Arte na Rede". O "Arte na Rede" é um momento de divulgação de arte que, frequentemente, realizo em minhas redes sociais. Nesta edição, apresento a mais recente antologia digital da qual participei no Portal Ornitorrincobala: a antologia Amazônia. Clique no vídeo para assistir: Luciana G. Rugani

AS PARALIMPÍADAS

No meu artigo de hoje, no Blog do Totonho , falo sobre as paralimpíadas. Uma reflexão sobre a grandeza dessa competição, sua relevância para a inclusão social das pessoas com deficiência e minha sugestão para que ela seja brindada com o mesmo destaque e a mesma cobertura da mídia que têm as olimpíadas. D omingo passado (8), aconteceu o encerramento das paralimpíadas 2024. No quadro geral de medalhas, o Brasil obteve o 5º lugar e um total de 89 medalhas, sendo 25 medalhas de ouro. Na edição anterior (2020), ficou em 7º lugar com 72 medalhas no total e 22 medalhas de ouro. Se compararmos com o resultado final das olimpíadas 2024, o Brasil se destacou ainda mais nas paralimpíadas! Nas olimpíadas, nesta edição de 2024, encerrada em 11 de agosto, o Brasil ficou com o 20° lugar, tendo recebido o total de 20 medalhas, sendo 3 medalhas de ouro.   Isso me fez pensar no quanto é representativo esse avanço no resultado final. A obtenção de uma medalha paralímpica tem, a meu ver, o dobro, ou até m

QUANDO A INCOERÊNCIA TORNA-SE CONVENIÊNCIA

A incoerência naturalmente pode se fazer presente, assim como qualquer equívoco. O problema é quando a incoerência torna-se conveniência.  Leia meu artigo de hoje no Blog do Totonho : É incrível observar pessoas que, até pouco tempo, não poupavam críticas a gestores públicos que se mostraram incapazes de realizar o básico do básico na área cultural, e agora apoiam nomes a eles aliados! Observo os argumentos, as falas cheias de contradição e permeadas de insensatez, e só posso acreditar que, de fato, nada irá mudar, e muito menos melhorar, se as pessoas não despertarem para a realidade de que elas mesmas perpetuam aquilo do qual passam a vida a se queixar. Já são anos de atraso e estancamento, o fazer cultural já poderia estar anos-luz na frente, porém até hoje não se realiza com efetividade nem mesmo o básico! Os espaços culturais diminuíram e aqueles que ainda existem sofrem de falta de manutenção. Já poderíamos estar muito mais avançados, até mesmo com demandas mais condizentes com a