Mostrando postagens de agosto, 2024

ANTOLOGIAS E E-BOOKS

Caros leitores, Compartilho com vocês algumas antologias das quais participei e e-books que eu adquiri nos últimos dias. Cliquem nas respectivas capas para acessar: Luciana G. Rugani

A ESCRAVIDÃO DOS ALGORITMOS

Hoje, no Blog do Totonho , falo sobre o mecanismo de funcionamento da dopamina em nosso organismo e a influência desse conhecimento na forma de estruturar todo o sistema de algoritmos do mundo virtual: Um assunto interessante e muito atual, sobre o qual hão debruçado estudiosos e cientistas, é o aprofundamento no conhecimento da dopamina e seus desdobramentos no âmbito das redes sociais e de outros ramos virtuais.  Na semana passada, eu assisti a um vídeo sobre isso em que o pesquisador alertava sobre como grandes negócios, que lidam com produtos atrativos e viciantes, utilizam, na expansão de seus produtos e serviços, as recentes descobertas sobre a dopamina.  Nós, que somos leigos, muitas vezes não paramos para refletir no quanto nossas ações cotidianas podem ser influenciadas pelo comportamento viciante e em como empresas ícones da tecnologia virtual têm esse comportamento como guia na elaboração de seus produtos. A dopamina é um neurotransmissor responsável pelas sensações de satis

POEMA: VOLTAR PRA CASA

Hoje, no Blog do Totonho , publiquei um poema que fiz sobre o "voltar pra casa". Por ocasião da notícia sobre o acidente aéreo com o avião da Voepass, que aconteceu no último dia 9/8, ficou a reflexão sobre a volta para casa daqueles que partiram.  Não voltaram para casa... Ou será que voltaram? A volta para casa daqueles que nunca voltaram para seus entes queridos. Nossa casa, nossa vida aqui na Terra, nossos encontros, seriam etapas de algo muito maior e eterno. Nossa vida aqui seria uma passagem. Nossa verdadeira casa não seria aqui... Voltar pra casa Há muitos "voltar pra casa". Voltar, após o trabalho, Voltar, após o passeio, Voltar pra casa, sem nunca haver voltado. Um dia,  O encontro será despedida, O abraço, lembrança, O beijo, distância. Um dia, Findos serão a ocasião do reencontro, O instante do perdão, A possibilidade de ir além do padrão. Um dia, Tarde será para experimentar a verdade                           [do costumeiro pré-julgar, Conhecer o maldi

6ª EDIÇÃO DO "ARTE NA REDE": PROJETO LITERATURA NA ESCOLA

Hoje saiu a 6ª edição do "Arte na Rede". O "Arte na Rede" é um momento de divulgação de arte que, frequentemente, realizo em minhas redes sociais. Nesta edição, falo um pouco sobre o Projeto Literatura na Escola, produzido pela Editora Palavra é Arte e idealizado pelo professor Gilberto Martins e pela professora Anália Maria, na cidade de Brodowski, São Paulo. Nesta edição participo com cinco crônicas de minha autoria. Clique no vídeo para conhecer o projeto e, em seguida, clique na capa do livro para conhecer a versão e-book: Luciana G. Rugani

REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE / BLOG DO TOTONHO: "DE GECAY A CABO FRIO"

Em 30/4/23, saiu a edição 41, mês de abril, da Revista Digital Aldeia Magazine, com minha coluna "Cantinho das Ideias", na página 104. Nesta edição, apresento um conto que escrevi sobre a cidade de Cabo Frio, apelidada de Gecay, na língua tupi, pelos povos indígenas que ali viviam. Neste conto, busco ligar passado, presente e futuro, ressaltando a importância de conhecermos a história para um melhor presente e melhor futuro. Em 8/8/24, publicado também no Blog do Totonho: De Gecay a Cabo Frio Era fim de domingo. A linda tarde de sol começara a ceder seu espaço para a noite, deixando no céu seu rastro róseo-avermelhado. O mar, agora recuado, manso, como a querer descansar após um dia de agitadas brincadeiras. A areia branca, como fino polvilho a acolher nossos pés, convidou-me a deitar. Aceitei o convite e, ali, sob o carinho acolhedor e ainda quente do dia, adormeci e sonhei. Vi-me a bordo de uma embarcação a observar uma terra rica de sal, povoada por indígenas tupinambás, o

REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Saiu a edição 53, mês de julho, da Revista Digital Aldeia Magazine, com minha coluna "Cantinho das Ideias", na página 104. Nesta edição, falo sobre um problema que atormenta muitos trabalhadores nos tempos atuais e sobre o qual muitos acabam mantendo o silêncio: assédio moral. Luciana G. Rugani

BLOG DO TOTONHO: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

Em meu artigo de hoje, no Blog do Totonho ,   falo sobre um problema que, infelizmente, é rotina para muitas pessoas. Um tema que tem sido muito debatido nos últimos tempos. Sabe aquelas condutas sufocantes do empregador para com o empregado? Ou aquelas que buscam desvalorizar o empregado ou isolá-lo, ou ainda a criação de obstáculos para o exercício de direitos?   Tais condutas configuram assédio moral por parte dos gestores: Tempos atrás, quando a tecnologia começava a sinalizar que chegaria para ficar e, ano a ano, percebíamos as transformações tecnológicas tomando força em nosso cotidiano, pensávamos que isso traria benefícios também para o trabalhador, o qual teria, à sua disposição, recursos que poderiam tornar a labuta diária menos penosa. Sabíamos que alguns postos de trabalho poderiam ser extintos, porém não imaginávamos que a máquina dominaria tanto a ponto de substituir totalmente o ser humano em algumas tarefas. Naquela época, não imaginávamos, por exemplo, que as agências