Pular para o conteúdo principal

BLOG DO TOTONHO: O QUE SIGNIFICA "PROGRESSO" NA ATUALIDADE?

Qual seria, na atualidade, o conceito de "progresso", "melhora", "evolução"? Vale a pena refletir nas palavras e em seus significados contextuais para não ser levado por tantas marés de bordões e frases feitas. 
Falo sobre isso em meu artigo de hoje no Blog do Totonho


Vivemos em uma sociedade rica de bordões e de palavras frequentemente lembradas sob um só significado, e raramente pensamos sobre elas. Utilizamos frases feitas e repetidas inúmeras vezes, sem nos atermos à variedade de conteúdo que podem representar dentro dos mais variados contextos. E assim costumamos ser como "estações repetidoras" dessas frases e até de lemas criados intencionalmente como forma de promover algo ou até pessoas. Quando se cria essa repetição em forma de bordões, vende-se uma imagem como se aquela fala, ou aquele objeto, ou aquela pessoa, bastasse para a obtenção de algo tão desejado. Pode-se também vender uma ideia baseada em um significado totalmente fora do contexto da realidade atual e que, para se promover, conta justamente com a nossa tendência de abraçar a ideia sem analisar o significado contextual das palavras utilizadas.
Quando assistimos, por exemplo, a uma entrevista em que o entrevistado refere-se ao aumento da altura de edifícios como consequência natural da chegada do progresso, podemos nos deixar levar por essa fala, como se fosse um raciocínio verdadeiro, ou podemos analisar o significado contextual das palavras e percebermos que o argumento falha ao se referir a um conceito ultrapassado de "progresso". 
Qual o significado de "progresso"? O dicionário diz "avanço", "tornar-se melhor", "evoluir". E o que seria "evoluir"? Há séculos atrás, quando a sociedade era ainda muito primitiva, o crescimento das edificações, o desmatamento, o asfaltamento sem critérios, tudo isso representava enorme progresso e evolução. Cidades inteiras cresceram rapidamente, progrediram. Entretanto, hoje, em um contexto totalmente diferente daquele do passado, em que as cidades estão carentes de natureza e as pessoas têm problemas de saúde física e de saúde mental em razão de uma vida sedentária, passando grande parte do dia em escritórios fechados e em tráfego intenso em seus retornos aos lares, a palavra "progresso" ainda teria o mesmo significado contextual do passado? Hoje, quando precisamos preservar áreas à beira-mar, por exemplo, preservar sua vegetação e sua fauna marinha, aumentar a altura das construções nessas regiões significaria "progresso"? Ou não seria, na verdade, um retrocesso? Afinal, não estaríamos retrocedendo a nossa qualidade de vida? Vemos isso na atualidade. Quantas doenças do século passado, que nos pareciam extintas, acabam voltando novamente em forma de epidemias? Não estaríamos, então, retrocedendo em relação à qualidade das condições de vida ao prosseguirmos no mesmo entendimento de "progresso"? O que significa "melhorar" no contexto atual? 
Outro exemplo: se temos, na atualidade, carência extrema de ética, de empatia e de dedicação coletiva, se temos valorização exagerada de ganho fácil, com excesso de atitudes enraizadas na ambição desmedida e no falso entendimento de que o que é público a ninguém pertence, portanto quem dele toma conta pode dele apropriar-se, o que significaria "progredir", "melhorar", "evoluir", dentro desse contexto? 
A sociedade muda, os conceitos se transformam de acordo com a transformação da sociedade. Seria bom e muito útil analisarmos o significado contextual das palavras que ouvimos ao invés de, simplesmente, repeti-las. Afinal, evoluir, melhorar, aprimorar e progredir só será possível se a ideia que se vende baseia-se, de fato, naquilo que a sociedade carece para melhorar. De nada adianta falar em progresso e promover algo que vai em sentido contrário do que carece a sociedade. Aquilo que pensamos ser algo ultrapassado, pode hoje ser a saída para certo problema social. O ser humano pode caminhar como que buscando novamente suas origens para obter a solução de certa questão, e, para isso, pode contar com a evolução da ciência. Progredir, no contexto atual, é bem diferente de "progredir" no contexto de séculos passados. Tudo somente irá melhorar se houver escolhas sintonizadas verdadeiramente com o que de fato temos carência em relação à vida e à qualidade de vida para a sociedade como um todo.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;