Hoje, na Câmara Municipal de Cabo Frio, aconteceu a entrega da Moção de Aplausos ao coletivo Flores Literárias, em razão do aniversário de oito anos do coletivo, comemorado no mês passado. O vereador Thiago Vasconcelos foi o autor da homenagem.
O coletivo Flores Literárias surgiu por iniciativa das escritoras Andréa Rezende e Jaqueline Brum, no ano de 2016, com a realização da 1ª Festa Literária Cabo-friense - 1ª Flic. Em 2017, veio a 1ª Antologia Flores Literárias, que contou com a participação de 51 escritores e escritoras. O coletivo cresceu, foi além, e passou a contar com a participação de artistas literários de todos os gêneros. Propiciou até um encontro entre o escritor Roberto Amorim e a escritora Rosemary Gomes, consolidando um noivado que segue cada vez mais firme. Roberto e Rose participaram como escritores e não se conheciam até o lançamento da primeira antologia.
Eu iniciei minha participação na primeira antologia e, a partir daí, participei de todas que foram produzidas. Hairon Herbert, meu marido, também foi impulsionado por esse trabalho tão enriquecedor e, assim como eu, passou a participar das antologias e dos eventos literários. Conheci Jaqueline Brum por ocasião do lançamento de seu primeiro livro, em 2015, e então passei a divulgar os saraus, as antologias e as festas literárias do coletivo.
A meu ver, o movimento iniciado pelo coletivo Flores Literárias reavivou a cultura literária na cidade. Agregou escritoras e escritores de estilos diversos, impulsionou em jovens e adultos a vontade de ler, de escrever e de conhecer mais sobre o vasto mundo da literatura.
Abaixo segue o vídeo e fotos do evento:
Matéria da Folha dos Lagos
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário