Pular para o conteúdo principal

BLOG DO TOTONHO: A POLÍTICA COMO UM FIM EM SI MESMA

Nessa última quinta-feira, publiquei um texto no Blog do Totonho em que faço algumas reflexões sobre quando a política torna-se um fim em si mesma. É quando o foco da política perde seu sentido original. Leiam: 

Às vezes, me pego inferindo conclusões a partir da observação de acontecimentos do dia a dia. E acabo chegando a resultados que, na verdade, não representam uma conclusão final, mas sim um primeiro passo para novas reflexões ou novos debates que possam surgir a partir daí.
Como estamos em ano eleitoral e a política, em geral, já está fervendo, minhas reflexões apontaram que, infelizmente, a política tornou-se um fim em si mesma. E isso porque a política partidária, para muitos, tornou-se carreira, um meio de prosperar e obter ascensão, um negócio. Em razão disso, questões partidárias passaram a ser priorizadas. O mais importante, para esse grande número de políticos, não é mais saber se há alinhamento com os ideais partidários, não é mais saber o que um certo nome representa, se seu perfil político será coerente com o planejamento pretendido, ou como foi construída a trajetória de tal nome, ou os meios que foram utilizados para chegar onde chegou. A função política de conciliar os interesses diversos, com foco no máximo de harmonia coletiva e no bem comum, conforme seu significado original, deixou de ser prioridade, sendo substituída pela ampliação de poder a qualquer custo, ainda que essa ampliação de poder possa ser o golpe fatal no próprio êxito de um governo. Para muitos que lidam no meio, as forças políticas e o peso eleitoral passaram a ocupar o primeiro lugar no elenco de prioridades políticas. Eles apoiam aquelas ou aqueles que lhes pareçam ter mais força política e, com essa atitude, demonstram, sem nenhum constrangimento, que o que desejam é apenas estar com os mais fortes para, assim, obter seus ganhos políticos pessoais. Isso é inverter totalmente o sentido da política, é negociar o inegociável. Claro que pensar estratégias, analisar as forças e os pesos eleitorais, isso tudo é importante. Agora, colocar isso em primeiro lugar, deixando de lado a coerência, a análise dos ideais partidários e outros quesitos relevantes que, de fato, poderão fazer a diferença no êxito de um governo, é fazer política por política, é fazer com que os meios sejam fins. Talvez, por isso, tudo pareça parar no tempo e não sair do lugar ou dar um passo pra frente e três pra trás.
É preciso que haja um pensar diferente sobre a política, em todos os níveis, seja municipal ou até em nível de país. É preciso que todos aqueles que se preocupem de fato com a evolução da sociedade reflitam e busquem propagar conscientização e esclarecimento sobre a necessidade de analisar os nomes com mais profundidade e sem afastar o sentido original da política. Observar as atitudes, refletir nas palavras e pensar no que, de fato, um político valoriza e prioriza na trajetória política.
Na atualidade, temos alguns novos líderes, principalmente em nível nacional, que estão se destacando em um fazer política de maneira coerente e alinhada com o fim coletivo. Conquanto em ritmo muito lento, estão surgindo alguns ícones nesse sentido, porém ainda é muito pouco. Infelizmente, de modo geral, a política como um fim em si mesma ainda predomina, fazendo com que muitos municípios persistam nos mesmos erros e prossigam tocando sempre a mesma nota do atraso e do caos nas funções que lhes cabem prestar.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;