Minha matéria de quinta-feira passada (18) no Blog do Totonho:
Sexta-feira passada (12), aconteceu a posse de novos membros na Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA, em cerimônia realizada no quiosque Recanto do Barão, na Praia do Balneário, em São Pedro da Aldeia. No mesmo evento, houve também a entrega de certificado a estudantes da City University of New York, em razão da participação em intercâmbio cultural com a ALSPA; concessão de homenagens aos acadêmicos e uma alegre festa tropical, que contou com apresentação de dança cigana dos nossos confrades Marise e Semeraro, do coletivo "Ciganeando por aí". Na oportunidade, eu e outros acadêmicos fomos agraciados com o Mérito Acadêmico - Homenagem a Walt Whitman, concedida em razão de participação em atividades que compõem o intercâmbio cultural.
Atualmente, a ALSPA possui cerca de 240 acadêmicos. Presidida por Rogério Veiga Júnior e fundada em maio de 2021, desde então vem agregando artistas de todo o país e também do exterior, por meio de suas atividades artísticas e literárias e dos intercâmbios culturais que promove.
O evento de sexta-feira foi um momento significativo para a cultura, para a literatura e para o turismo de São Pedro da Aldeia e também das demais cidades da Região dos Lagos, pois estavam presentes 11 estudantes americanos, todos interessados em conhecer nossos pontos turísticos e nossa cultura. Penso que eventos como esse constituem oportunidades de divulgação de nossas belezas naturais e de nossa história, além de permitir maior interação social da população local com culturas diferentes, o que só tem a enriquecer nossas experiências de vida. Refletindo sobre isso, imaginei a possibilidade de, em futuros eventos, haver movimentos de parceria entre a sociedade civil, e, por que não, envolvendo também o poder público de municípios da Região, e academias promovedoras de intercâmbios culturais como esse. Daí poderiam surgir iniciativas como, por exemplo, de apoio com fornecimento de transporte e guias turísticos para levar os intercambiantes aos principais pontos turísticos e históricos, além de atividades interativas com a sociedade, promovendo, assim, a divulgação da Região e troca de experiências culturais.
Foi mais um momento engrandecedor de nossa caminhada literária, além de ter sido uma excelente oportunidade para conhecermos, pessoalmente, escritores de outras regiões do país, para interagirmos com os estudantes americanos e também para estimular a nossa apreciação de outras atividades artísticas, como a dança cigana e a música.
Luciana G. Rugani
Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio – ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA
Comentários
Postar um comentário