Pular para o conteúdo principal

MINHA COLUNA NO BLOG DO TOTONHO - SUGESTÃO DE PARCERIA EDUCAÇÃO-CULTURA

Este é o meu terceiro artigo como colunista do Blog do Totonho, em que menciono o roteiro de estudo de uma escola municipal da prefeitura de Santos, em São Paulo, que inseriu um poema meu como texto de fruição. E aproveito para deixar uma sugestão de parceria Educação-Cultura ao poder público de nossa cidade:


Sugestão de parceria Educação-Cultura 

Em setembro do ano passado, fiz um texto onde eu dizia o quanto é gratificante ver o fruto positivo de algum trabalho nosso. E eu disse isso porque, na época, eu havia descoberto que um poema do meu livro "Mar de Palavras" teria sido utilizado como parte de um roteiro de estudo de 31 páginas, elaborado para os alunos do 4º ano da unidade municipal de ensino "UME - Professor João Papa Sobrinho", da Prefeitura de Santos, no Estado de São Paulo. Este roteiro trazia duas vezes, como leitura de fruição, um poema que fiz sobre o mar.
Eu fiquei muito feliz, pois é realmente muito gratificante saber que um conteúdo elaborado por mim foi utilizado para um fim tão nobre como o fim de educar.
Ao relatar esse fato para um amigo, ele então destacou como seria bacana se o poder público de nossa cidade implementasse um projeto de utilização de textos de autores locais nas atividades educacionais e extra-classe. Eu de pronto concordei e pensei: uma parceria Educação-Cultura, talvez por meio da elaboração de um edital periódico (talvez anual) de seleção pública dos autores locais de forma a possibilitar um rodízio entre os selecionados. Estabelece-se uma quantidade de autores por ano, faz-se a seleção e, no próximo ano, outros nomes, e por aí vai, garantindo possibilidade aberta de participação para todos, valorizando o autor local e incentivando a leitura e escrita no processo educacional.
Detalhes, pormenores e peculiaridades do projeto seriam estabelecidos, mas fica aí a sugestão, a ideia geral, para quem sabe um dia, ser colocada em prática pelo poder público.
Seria uma forma de incentivar e divulgar os autores locais, quase sempre desconhecidos em nossa cidade.
Abaixo seguem partes do roteiro, sendo a primeira página com o cabeçalho e descrição do roteiro e as duas outras páginas onde consta a atividade com o meu poema:




Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;