Saiu o meu primeiro artigo como colunista do Blog do Totonho! Estou muito feliz por participar desse blog que, a meu ver, é o mais preparado e o melhor blog da cidade, tanto por sua variedade de temas como também pela qualidade de todos os artigos.
A VII Antologia Poética Flores Literárias, lançada no dia 21 do mês passado, tem como tema a "Força Feminina". Eu participo com o poema "Energia Dual", no qual abordo a força feminina como sendo uma das polaridades energéticas que fazem parte de todo e qualquer ser vivente no Planeta Terra.
A milenar filosofia oriental do Taoísmo já dizia que há a energia yin e a energia yang, respectivamente, feminina e masculina. Cada uma é responsável por certas características e ambas estão presentes em toda a natureza e em todos nós. O que varia é a intensidade de cada uma em cada ser vivo. Temos, por exemplo, alguns elementos yin (introspecção, passividade e intuição) e alguns elementos yang (extroversão, atividade e razão).
Como bem disse o músico Pepeu Gomes, "Se Deus é menina e menino, sou Masculino e Feminino". Como, atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais dividida e fragmentada, penso que precisamos retornar ao Todo e recuperar nosso equilíbrio, ou seja, recordar a sabedoria das antigas filosofias e lembrar que todos somos compostos pelo feminino e pelo masculino. A busca pelo equilíbrio yin-yang passa pelo autoconhecimento, por isso o caminho é analisar nossas atitudes e nosso jeito de ser e perceber o que precisamos incentivar dentro de nós e o que precisamos amenizar.
E, sob o foco de coletividade, uma sociedade também pode ter o predomínio de atitudes yin ou yang. Uma sociedade com excesso de energia yang certamente será mais agitada, mais violenta, com pessoas mais intolerantes. Penso que, no atual estágio de nossa sociedade, onde há cada vez mais pessoas intolerantes, impacientes e violentas, vivemos ainda em desequilíbrio e predomínio da energia yang. A meu ver, penso que serão bem vindas as atividades que consigam, pouco a pouco, atrair mais pessoas yang e ajudá-las a cultivar características yin. Textos, músicas, cantos, poemas, interações, relacionamentos, enfim várias são as atividades com as quais podemos nos reequilibrar e também colaborar para que outros se reequilibrem.
Segue o meu poema:
Energia dual
Feminino ser,
energia dual,
força yin universal,
de toda vida natural.
Da planta é a seiva,
da água, o dique resistente.
Do ar, a brisa que amaina,
do fogo, a brasa persistente.
Vive em todo ser vivente
que se prova renitente.
Ser feminino
é desperta intuição,
ativa percepção
e lúdica emoção.
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário