Pular para o conteúdo principal

REFLEXÕES SOBRE A CRISE POLÍTICA DE BELO HORIZONTE


Atualmente, com as redes sociais, tornou-se um pouco mais fácil observar com mais profundidade os acontecimentos políticos. Antes, tínhamos apenas a mídia escrita em jornais de papel, os telejornais das redes de TV e alguns programas de rádio. Hoje, temos também vários canais de notícias na internet, além dos "podcasts" e dos próprios perfis de políticos. A rede social propiciou ao cidadão tornar-se mais próximo do meio político por meio do acompanhamento dos fatos praticamente em tempo real. Claro que a raiz dos acontecimentos, aquelas ações nos bastidores que acabam dando origem às mais diversas situações, muitas vezes permanecem ocultas, porém já é possível conhecer muito mais a fundo o jogo político.
Em Belo Horizonte (MG), nos últimos tempos, tem havido uma verdadeira batalha política envolvendo as mais diversas forças e que, em questão de pouquíssimos dias, gerou verdadeiras reviravoltas no clima político.
De forma resumida, a situação é a seguinte: o atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH, vereador Gabriel, foi eleito para a Mesa em 12/12/22, compondo o grupo político conhecido na cidade como "Família Aro", ligado a um ex-deputado federal e atual secretário do governo estadual. Na mesma chapa, foi eleito o vice-presidente da CMBH, o vereador Prof. Juliano Lopes. Gabriel e Juliano acordaram que Gabriel comandaria a Casa no primeiro ano do biênio 2023-2024, e Juliano seria o presidente em 2024. Ambos os vereadores sempre tiveram uma amistosa e muito boa convivência.
Entre as principais pautas que dominaram, e ainda dominam, a Casa, estão o contrato público de transporte coletivo e suas mazelas e a questão da limpeza da Lagoa da Pampulha. Após a finalização da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - sobre a Lagoa da Pampulha, a situação esquentou e houve um rompimento entre o grupo "Família Aro" e o vereador Gabriel. Debates acirrados e discussões calorosas acabaram findando em vários pedidos de cassação, inclusive em um pedido, de autoria da ex-presidenta da Casa e atual deputada federal, Nely Aquino, pleiteando a cassação do vereador Gabriel em razão de quebra do decoro parlamentar. Ou seja, presidente e vice-presidente atuais, rompidos politicamente e um pedido de cassação do presidente atual, fato que antes nunca havia acontecido na história da CMBH.
No início dessa semana, após duas longas sessões, deliberou-se pela abertura do processo de cassação. Vale dizer que, para os que conhecem pouco os trâmites legislativos, longas sessões, com procedimentos pouco usuais nas sessões comuns, constituindo o que se chama de "obstrução de pauta", é algo normal, regimental e muito comum nas casas legislativas, com o objetivo de adiar, esticar o processo decisório em apreciação. E, claro, aqueles para os quais a obstrução da pauta favorece, farão uso dela, enquanto que aqueles para os quais a obstrução impede, ou atrasa, uma decisão esperada, serão contra o seu uso. E isso irá variar conforme o que estiver em pauta! Não há que se falar em contradição, ou em dissimulação. Simplesmente é parte do processo político! Faz parte da política! Desde que seja por meios regimentais, seguindo o que determina o regimento da Casa, é perfeitamente natural que aconteça.
Durante o prazo de até 90 dias, a Comissão Processante, estabelecida em sorteio no plenário, conduzirá o processo até a elaboração do relatório final e sua votação em plenário.
Essa história contém muitos fatos, porém preferi relatar de maneira bem resumida, principalmente para dizer que, observando esses fatos, aprendemos muito sobre o jogo político! Há razões das mais diversas para acontecer o que está acontecendo, com certeza há fatos de bastidores que não conhecemos, porém uma coisa é certa: em política, há sempre muitos interesses envolvidos e tudo o que se decide, ou todas as ações que se executa, irão sempre gerar satisfeitos e insatisfeitos, resignados e rebeldes. As forças vão se articulando, inclusive em relação ao Poder Executivo, além de haver também interesses eleitorais futuros de uns e outros. Tudo isso, junto e misturado, acaba gerando conflitos e fazendo a situação chegar ao ponto em que chegou. Também são normais, na política, essas reorganizações de forças, isso é intrínseco ao jogo político, funciona assim em todo e qualquer lugar.
Espero que esse tempo de conflitos passe e que tudo se reorganize da melhor maneira, com foco nas necessidades do Município. Até porque, o presidente e o vice-presidente são vereadores incisivos em seus respectivos campos políticos. Cada um, com seu estilo próprio, demostra ter bastante foco em suas ações. Ambos constituem importantes forças que, se direcionadas rumo à melhoria da cidade, à compreensão das diversidades e ao livre debate democrático, poderão agregar muito ao Município.
Que tudo se resolva em paz, é o que desejo.

Luciana G. Rugani 

Comentários

  1. Oi Luciana, boa tarde , fiquei muito contente em ler seu artigo e peço que continue fazendo isso .Sinceramente assim como eu , deve haver muitas pessoas que não sabem nada sobre o que acontece na política de BH,principalmente na Prefeitura e na Câmara. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;