Solenidade realizada nesta sexta-feira (15) contou com a apresentação do Gira Vinil e a leitura dramatizada dos textos vencedores; edição teve recorde de inscrições
A cerimônia de entrega do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura 2023, foi realizada nesta sexta-feira (15), no Palácio das Águias, em Cabo Frio. O evento contou com a apresentação do coletivo Gira Vinil, além da leitura dramatizada dos textos vencedores, realizada pela Companhia de Teatro Creche na Coxia.
O ponto alto da noite foi a entrega do prêmio em dinheiro para os três primeiros colocados das categorias “Público em Geral” e “Prêmio Estudantil”. Além disso, exemplares da antologia, contendo os textos publicados, foram entregues para os cinco primeiros colocados de cada categoria. Todos os participantes do concurso receberam certificados.
O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura bateu recordes neste ano. O edital teve a maior adesão desde que o Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi) foi lançado, em 2011. Para a categoria Prêmio Estudantil, 194 alunos se inscreveram para participar, e na categoria Público em Geral, foram 72 inscrições.
Em comparação com o ano de 2022, o aumento é ainda mais expressivo, quando foram registradas 54 inscrições na categoria para estudantes da rede pública de ensino e 34 na de Público em Geral.
O secretário municipal de Cultura, João Felix, ressaltou a importância do prêmio para o município.
“O prêmio é de extrema importância para fomentar a literatura romancista em Cabo Frio. Com o aumento das inscrições, percebemos que estamos no caminho certo”, destacou.
Confira abaixo os vencedores do prêmio:
Categoria Público em Geral
Gênero Conto:
1º lugar: “Agridoce”, de Rafael Alvarenga Gomes
2º lugar: “A Flor do Sal”, de Clovis Eduardo Porto Lima
3º lugar: “Memórias do filho mais velho”, de Rosana Silva
Gênero Crônica:
1º lugar: “Saudades Salgadas”, de Mateus de Souza Gaspar
2º lugar: “Menina de Sal”, de Rosana Andreia da Silva Soares
3º lugar: “O Velho Trabalhador”, de Keven da Costa Gonçalves
Gênero Poema:
1º lugar: “Memórias de um moinho”, de Júlia Machado Figueiredo de Oliveira
2º lugar: “Um Salineiro Chamado João”, de Jean Claudio da Costa Rangel
3º lugar: “Sal em memórias”, de Luciana Gonçalves Rugani
Categoria Estudantil
1º lugar: “A história do pequeno salineiro”, de Brenno Lamônica de Azeredo
2º lugar: “O sal que arde”, de Rebeca Sampaio Pimentel
3º lugar: “O cheiro do sal”, de Jamilly Valandro Alves dos Santos
O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura é uma iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo fomentar a produção literária na cidade.
Texto e fotos: Prefeitura de Cabo Frio
Comentários
Postar um comentário