O Município de Araruama, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro, inaugurou, no mês passado, a sua nova orla denominada "Orla Oscar Niemeyer".
Segundo o site "Portal Multiplix", a segunda maior orla urbanizada do Estado do Rio de Janeiro agora fica em Araruama, possui 10.827 metros de extensão, compreendendo nove praias, e conta com postes imperiais, ciclovia e rampa para acesso às embarcações.
A característica marcante dessa orla é a presença, em toda sua extensão, de réplicas de algumas das obras do grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012), cujo trabalho mais conhecido foi o desenho e as construções de Brasília, a capital federal.
São as seguintes:
- -Sambódromo (Praia do Barbudo)
- -Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral)
- -Memorial JK (Salinas Branca)
- -Catedral de Brasília (Praia da Pontinha)
- -Igreja da Pampulha (Náutico)
- -Museu de Arte Contemporânea MAC (Praia dos Amores)
- -Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Pontinha do Outeiro) -Memorial da América Latina (centro).
Vale destacar, na minha suspeita opinião de mineira, a mais bela das réplicas: a igrejinha da Pampulha, situada em Belo Horizonte (MG).
Parabéns à prefeitura de Araruama por essa revitalização da orla feita com tanta criatividade e também por conciliar a beleza com a Cultura, ao destacar o trabalho maravilhoso do talentoso arquiteto que tanto contribuiu para a história brasileira.
Fotos: Portal Amo Araruama
Postagem: Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário