Pular para o conteúdo principal

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: CONHEÇAM A HISTÓRIA DA MINEIRA "DUDA"


Durante o mês de setembro, temos várias campanhas nacionais, entre elas a campanha pela doação de órgãos, o "Setembro Verde". E, por ocasião da abertura dessa campanha, tive a oportunidade de conhecer uma história de luta e superação que venho hoje compartilhar.
Apresento a história da mineira Maria Eduarda, nossa querida Duda, de apenas 15 anos, moradora da Região do Barreiro, em Belo Horizonte (MG).
Duda nasceu prematura de 6 meses, com a parte urinária sem se formar completamente e com uma obstrução no canal do ureter direito. Sua situação era grave e os prognósticos médicos eram de que ela não sobreviveria. Entubada, foi levada para o bloco cirúrgico e submetida a uma vesicostomia. A vesicostomia é uma abertura cirúrgica com o objetivo de criar um canal alternativo para a drenagem da urina.
Duda sobreviveu 2 meses no Centro de Tratamento Intensivo - CTI. Foi submetida a 18 cirurgias na parte urinária e ficou com seu único rim funcionando apenas 30%. Em sua última cirurgia para ampliação da bexiga, o funcionamento de seu rim caiu para 14%. A partir daí, passou a ter insuficiência respiratória e mais uma internação grave de 20 dias no CTI.
E o tempo passou nessa luta, entre sessões de hemodiálise, implantação de 6 cateteres e a situação agravando-se a cada dia.
Em 18/11/2020, Duda tornou-se transplantada renal após aguardar na lista de transplantes. Uma família de Ipatinga, que perdeu a filha de 13 anos, doou os órgãos da garota e o rim foi encaminhado para Duda. Dessa época em diante, uma nova vida abriu-se para ela! Tornou-se membra da Liga de Atletas Transplantados do Brasil - Liga TX e, neste mês de setembro, participará da olimpíada de natação para transplantados, na cidade de São Paulo (SP). Em função de sua prematuridade e de sua árdua luta com seu sistema urinário, Duda ficou com seu coração um pouco comprometido e por isso realiza visitas ao cardiologista de seis em seis meses. Ontem (5), compareceu à sua mais recente consulta e seu médico disse que está tudo ótimo!!
A doação de órgãos salvou sua vida! Por isso, é muito importante que haja maior conscientização da sociedade em relação a essa causa!
A legislação brasileira exige autorização da família para que os órgãos da pessoa falecida sejam doados. Assim, não tem validade nenhuma autorização em vida, nem mesmo aquelas que, há alguns anos, eram expressas nas carteiras de identidade. Autorizações em vida podem ser úteis apenas para reforçar à família o desejo da pessoa enquanto viva, mas, perante a lei e após o falecimento, apenas a autorização da família será exigida. 
Fale sobre isso com sua família, expresse seu desejo, compartilhe essa campanha com seus amigos e ajude a divulgar informações e relatos como o de Duda, uma garota de 15 anos que, em função de um ato de amor, tornou-se uma atleta e hoje cultiva intensa alegria e profunda gratidão por estar viva, ativa e cheia de sonhos por viver. 

Texto: Luciana G. Rugani
Fonte das informações: Instagram Valeska Porto

Comentários

  1. A história da Duda nos faz refletir o quanto é importante a doação de órgãos. Eu abracei esta causa e vou apoiar esta campanha, o um "SIM" salvou a vida da Duda e poderá salvar muitas vidas. Obrigado Luciana por nos ajudar a divulgar esta linda história.

    ResponderExcluir
  2. Que bom conhecer a história da Duda . Deus abençoe sempre mais sua vida linda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;