ATUALIZAÇÃO DO ARTIGO: em 11/10/2023, o nosso Sindicato dos Servidores do Legislativo Municipal de Belo Horizonte - Sindslembh - inaugurou, em suas redes sociais, a séria "Aposentei", onde serão postadas matérias em homenagem aos servidores "aposentandos".
Tive a alegria de abrir a série contando um pouco sobre minha história na Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH e, por isso, minha total gratidão ao Sindslembh! Agradeço também à colega Andrea Teixeira, autora do texto. A matéria ficou show, muito obrigada!! Segue abaixo:
"Por Sindslembh - “Entrei para a CMBH em 1990, aos 19 anos, quando não havia redes sociais, nem internet. Lá foi o meu único emprego, minha formação profissional e pessoal; ali amadureci”, relatou Luciana Rugani, servidora que, durante o período, trabalhou nas três diretorias, aposentando-se em setembro deste ano no Legislativo, onde iniciou sua carreira. Hoje com novos projetos, relembra experiências vividas, fases de mudança e colegas de trabalho, sendo grata à instituição e a todos os que fizeram parte dessa trajetória. Luciana destaca a oportunidade de ter uma visão geral das diretorias Legislativa, Administrativa e de Gestão de Pessoas (antigo RH), ao conhecer os processos legislativo e de compras públicas e as atividades de RH. Entre as etapas mais importantes, cita momentos de mudança, como a informatização da Câmara, com a aquisição dos primeiros computadores, cursos realizados e a chegada da internet. Mesmo não tendo problemas com mudanças, avalia que alterações drásticas quanto ao estilo gerencial das chefias, aliados a questões naturais da estrutura de trabalho, traziam, eventualmente, dificuldades, mas foram todas oportunidades de aprendizado. Lembra com saudades de antigos colegas, alguns já falecidos e outros aposentados há mais tempo, como Lilica e Juvenil. Segundo ela, também foi muito bom o período em que a CMBH promovia um instante de meditação e técnicas de alongamento no início do expediente, projeto que não prosperou. Para a servidora, todos que se aposentam na Câmara deveriam continuar acompanhando as discussões políticas da cidade, como serviços e Administração Pública, tais como estabilidade dos servidores e Previdência. “A condição de aposentada me permitirá reorganizar melhor o meu tempo e dividi-lo entre atividades das quais já participava, como grupos literários; realizar atividade física com mais frequência; aprender mais sobre arte, fotografia, política, cidadania e fazer outros cursos”, conta. Nessa nova etapa, pretende, ainda, viajar, conhecer novos restaurantes e cafeterias, e curtir shows e eventos culturais em BH. O Sindslembh agradece à servidora pelos longos anos de serviços prestados à CMBH, desejando-lhe prosperidade em seus novos planos!". |
por Luciana G. Rugani - Penso que somos seres em infindável construção e a nossa vida é etapa de suma relevância nesse constante trabalho evolutivo. E a vida tem fases! Nós passamos por cada fase como quem segue uma viagem de trem: algumas vezes nos atemos à paisagem do lado de fora, outras vezes ao interior do trem, porém, seja de que maneira for, presentes ali, dentro do trem, vivenciando todas as experiências e sabendo que o trem segue viagem a cada instante.
Quando um servidor se aposenta, digo que é a saída da fase de servidor público em atividade formal para a fase de servidor público em livre atividade. Acontece a aposentadoria do trabalho formal e a desaposentadoria do trabalho de conhecer a si mesmo por meio da intensificação de atividades outras que propiciem, mais profundamente, esse autoconhecimento.
O trem segue viagem... os atores mudam de palco, mas a peça prossegue sendo apresentada pelo mundo afora. E cada momento dessa viagem ficará para sempre registrado em nossa memória e também, segundo a teosofia, em nossos "registros akashicos", em especial os momentos mais marcantes que vivemos!
A Câmara Municipal de Belo Horizonte - CMBH foi o local onde me construí enquanto profissional. Toda a minha vida profissional foi ali, pois foi meu único emprego e para o qual entrei ainda com 19 anos. Ali, na prática cotidiana, aprendi tudo que sei.
Tive a oportunidade de trabalhar em três diretorias diferentes e pude ampliar meu leque de experiência nas áreas de processo legislativo, gestão de pessoas e compras públicas. Tornei-me uma pessoa mais madura vivenciando diversas realidades dentro da CMBH. E tive a graça de poder encerrar minha carreira lotada na Diretoria do Processo Legislativo, onde tudo começou! Assim, na minha saída, não havia apenas novos colegas que muito agregaram a esta minha jornada, mas também colegas que chegaram à instituição comigo, no mesmo dia. E ter novamente a presença dos meus contemporâneos me fez revisitar o passado e analisar o quanto tanta coisa mudou e o quanto todos nós mudamos! O quanto vencemos e o quanto aprendemos!
Gratidão a Deus, à instituição que me propiciou essa experiência e a todos que cruzaram meu caminho nessa trajetória!
Abaixo seguem registros do dia 8/8/23 que, com certeza foi, senão o dia mais emocionante de minha carreira, um dos mais emocionantes que vivi na instituição CMBH! Além disso, há fotos de outros momentos vividos e também a última ata que redigi:
Ùltimo dia de trabalho presencial - 8/8/23:
Ata da homenagem a mim concedida durante a 66ª Reunião Ordinária de Plenário:
Ata resumida da última reunião da qual redigi a ata:
Última ata que redigi:
Outros momentos na CMBH:
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário