Pular para o conteúdo principal

SALA DE LEITURA "POETA CARDOSO DA FONSECA" - E.M.SÃO CRISTÓVÃO

BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA SALA DE LEITURA POETA CARDOSO DA FONSECA

Nasce a Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca na E. M. São Cristóvão, em Cabo Frio, cidade natal do autor. A sugestão do nome para a sala foi da professora Narcisa Maria da Conceição. A diretora da escola, Habia Bessa Mattos prontamente aceitou a proposta.
Antenor Cardoso da Fonseca foi um cidadão cabo-friense extremamente atuante na sua época e, portanto, é uma figura que faz parte da História do município. 
Em 2010 a sala foi inaugurada, tendo a professora Danielle Martins à frente do evento. Em 2011, a professora Ana Claudia Almeida de França, integrante do projeto de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Educação, implementado e organizado pela supervisora Maria Cristina de Oliveira Chagas, assumiu o compromisso de dinamizar o espaço. Pequenos projetos e variadas atividades foram desenvolvidas com alunos e docentes a fim de atingir o principal objetivo de tornar a leitura de narrativas literárias um hábito prazeroso para todos da comunidade escolar. 
A participação efetiva do alunado e do corpo docente na construção de um ambiente significativo no processo de ensino-aprendizagem foi, gradativamente, transformando a Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca num local de grande importância dentro da escola. Em comemoração ao sucesso obtido, a escola se uniu para fazer uma homenagem ao patrono, em 2017. 
O Projeto Cardoso da Fonseca, o maestro das palavras, foi elaborado pela professora Ana Claudia e teve a colaboração de todos os professores, que trabalharam a biografia e os poemas do autor com suas respectivas turmas. A culminância do projeto aconteceu no auditório da escola e contou com a ilustre presença da família Cardoso da Fonseca, a esposa dona Luiza Caetano Leão da Fonseca e as filhas: Ana Luiza Caetano da Fonseca e Rosa Ricardina Caetano da Fonseca. A família Cardoso da Fonseca já era muito presente na escola desde a inauguração da sala de leitura e a partir de então a cumplicidade entre as partes se solidificou, pois, a finalidade não era apenas enaltecer a figura do poeta, mas também reacender e propagar os ideais de justiça social, os quais sempre nortearam a vida e a obra do autor. O respeito e a admiração são recíprocos nessa relação que superou até mesmo a decisão do governo municipal de extinguir a E. M. São Cristóvão, no final do ano de 2022. 
No início de 2023, houve a fusão da extinta escola com a E. M. Professor Zélio Jotha, sob uma nova Direção. O renascer da Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca deu-se quando a ex-diretora Habia Bessa Mattos recebeu o convite da Secretaria Municipal de Educação para assumir a E. M. Alfredo Castro. A atual Direção constatou que era necessário promover algumas mudanças para reiterar o espaço da sala de leitura da E. M. Alfredo Castro. O trabalho teve início em junho, quando a professora Ana Claudia foi remanejada para a referida escola.
E, em 05 de agosto de 2023, a Sala de Leitura Poeta Cardoso da Fonseca foi inaugurada em um novo contexto e com novas perspectivas, sendo que com a mesma essência. O Secretário de Educação, o senhor Alessandro Teixeira, prestigiou a escola com a sua presença, assim como outros nomes ilustres do município de Cabo Frio fizeram questão de participar do evento: o historiador Pierre de Cristo; Fábio Lanate, proprietário e organizador do Espaço Cultural Cardoso da Fonseca, situado no bairro Porto do Carro; o artista plástico, senhor Ivan Cruz e família; e como convidadas especiais a esposa e as filhas do poeta Cardoso da Fonseca. 
E assim, da antiga escola do 1º Segmento do Ensino Fundamental, “Cardoso da Fonseca” alçou voo para saudar alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental. As equipes diretiva e técnica, professores, funcionários e alunos estão de parabéns e, com certeza, continuarão a desenvolver um trabalho de excelência, contando mais uma vez com esse espaço especial dedicado à Educação dos jovens cabo-frienses. 


Texto e fotos: Ana Claudia Almeida de França

Comentários

  1. Nossa, amei esta sala! Que mais iniciativas como estas sejam desenvolvidas em nosso país!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;