Algumas palavras costumam se afastar do seu real significado em razão de seu uso constante, fazendo com que as pessoas passem a utilizá-las de maneira equivocada. É o caso, por exemplo, da palavra "progressista".
Atualmente, há pessoas que se autointitulam como "progressistas", porém sem conhecer o verdadeiro significado dessa palavra.
Progressista é um adjetivo que significa aquela ou aquele que seja adepto do Progressismo. E "Progressismo" é um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas que entendem como vital o progresso para o aperfeiçoamento da condição humana, sendo que o "progresso" é compreendido de maneira ampla, ou seja, como a evolução humana, econômica, social e coletiva de uma sociedade.
Dentro desse conceito, portanto, progressismo não combina com negacionismo e nem com conservadorismo, afinal o negacionismo nega a ciência e a ciência é um dos pilares do entendimento progressista. E o conservadorismo busca conservar o "status quo", contrapondo-se a avanços e, portanto, à evolução propriamente dita.
Ser progressista é buscar o aperfeiçoamento da sociedade, combater os graves problemas sociais, preocupar-se com um coletivo mais harmônico e equilibrado. Estejamos alerta para não relacionarmos o progresso ao sentido limitado da concretude, ou seja, para não limitarmos o conceito de progresso apenas ao desenvolvimento relacionado a obras e serviços. Isso seria apequenas demais o conceito, e é aí que costuma acontecer uma desvirtuação do significado de "progressismo". Progressismo é algo muito mais amplo. Ser progressista é, principalmente, ter o foco no desenvolvimento humano, econômico, coletivo e social, em busca de uma sociedade mais justa e equilibrada. Vai muito além do mero desenvolvimento material, pois, para o progressista, a evolução passa por uma melhor distribuição das riquezas em prol do equilíbrio que se almeja para a sociedade.
Muitas vezes, conceitos que costumam ser utilizados em sentido equivocado também em razão de conveniência, principalmente na política. Estejamos atentos a políticos que buscam ligar a imagem pessoal ao progresso, no sentido restrito e usual que conhecemos, e se dizem progressistas. Observemos, principalmente, as linhas políticas às quais costumam se aliar, pois as atitudes e as alianças revelam muito mais do que as palavras. Tenhamos cuidado, principalmente, com políticos que se aliam a adeptos do negacionismo e do fascismo e, em razão de uma provável simpatia popular pelo termo, se dizem "progressistas". A capa, nesse caso, esconde conteúdo totalmente ao revés da realidade.
Luciana G. Rugani
Verdade, Luciana! Tem um fundo histórico também, de que o progresso no Brasil começou com a industrialização! Aí se associa o dito "progresso" ao avanço mecanicista, que, de fato, é pouco progressista!
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluir