Pular para o conteúdo principal

REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE - COLUNA CANTINHO DAS IDEIAS: "O RELATO DE UM SONHO"

Saiu a edição 40, mês de março, da Revista Digital Aldeia Magazine, com minha coluna "Cantinho das Ideias", na página 100.
Nesta edição, faço um relato de um sonho que tive e deixo para o leitor a missão de extrair dele o significado ou o simbolismo que mais lhe convier:
Relato de um sonho

Na noite de sexta-feira passada, eu havia planejado sentar, tranquilamente, à frente do meu computador, e escrever um texto ou poema para esta coluna. Mas, como acontece, de vez em quando, com qualquer de um nós, eu parecia estar em um daqueles momentos em que nos desconectamos do mundo das ideias. Resolvi ir dormir, e deixei a minha tarefa literária para a manhã de sábado, pensando: “amanhã, à luz de uma manhã radiosa, conseguirei reconectar-me”.
Tomei um banho relaxante, tranquilizei a minha mente e adormeci. Foi então que tive um sonho que achei muito interessante e, ao amanhecer, resolvi que escreveria sobre ele, pois me trouxe uma boa sensação, principalmente relacionada às cores que nele observei. Quanto a significados que ele possa ter, eu realmente não sei se há ou não algum significado específico, mas creio que ele poderá trazer um sentido diferente para cada um de vocês.
Eu estava com minha família em um lugar que seria uma residência nossa, porém bem diferente. E eu havia levado para esse lugar um periquito lindo, do tipo australiano, de plumagem verde e de asas em tons de preto e amarelo, espécie bastante conhecida. Abrirei aqui um parêntesis: eu não sou, hoje, adepta da ideia de criar pássaros em gaiolas. Quando criança sim, pois lá em casa um pássaro, além do que, naquela época era algo normal, não tínhamos a experiência de vida que temos hoje. Com o passar do tempo, eu e minha família fomos mudando nosso modo de perceber esses animais, e nunca mais criamos pássaros dessa maneira. Enfim, voltemos ao sonho.
Este local, que seria nossa residência, era um espaço claro, amplo, paredes brancas e uma grande janela. O periquito que levamos ficava ali, solto, acostumando-se ao novo ambiente. E, como se houvessem passado alguns dias, eu pensei: “ele está gostando daqui. Está ficando à vontade, livre, e se ele for embora? Poderá não voltar, afinal ele não conhece aqui e não está acostumado a ficar livre!”.
E a presença do nosso periquito ali fez aparecer outros também muito lindos! Lembro bem de dois, cuja coloração da plumagem era toda em tom de cor-de-rosa claro, maravilhosos!
Mas, em certo momento, aconteceu o que eu receava... o nosso periquito australiano foi embora. Eu cheguei ao local onde ele estava e vi que ele não estava mais por ali. Certamente, ambientou-se bem e resolveu conhecer a redondeza. Voou e não mais voltou. Eu pensei: “poxa, não creio que ele voltará, pois não conhece aqui, não saberá o caminho de volta” E os outros pássaros que estavam ali, decerto atraídos por ele, provavelmente partiriam também, pois o anfitrião havia partido. Alguém, que, no meu pensamento, era o meu marido, teria dito: “ele se foi, mas veja só: ele atraiu outros diferentes, muito bonitos também, e conhecidos por serem raros e valiosos!”.
Bem, o sonho dos pássaros parou por aí. Dizem que todo sonho é fruto de algo relevante para nossas vidas, seja alguma experiência que vivemos ou viveremos, ou apenas percepções do nosso inconsciente. Não sei dizer o que representaria esse sonho, porém, a sensação que ficou em mim ao despertar, em relação à impressão do ambiente amplo e claro e das cores lindas dos pássaros, foi muito positiva!
O simbolismo das imagens em sonhos e a sensação que fica conosco ao despertar são os pontos marcantes que talvez possam representar algo para nós, portanto espero que este meu relato possa significar para vocês uma reflexão que lhes faça sentir bem e que seja proveitosa para o engrandecimento pessoal de cada um.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;