Pular para o conteúdo principal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A VITÓRIA E A POSSE DO PRESIDENTE LULA

"Ainda que nos arranquem todas as flores, uma por uma, pétala por pétala, nós sabemos que é sempre tempo de replantio, e que a primavera há de chegar. E a primavera já chegou. A alegria tomou posse do Brasil, de braços dados com a esperança". - Lula

Hoje aconteceu a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da república! E, com certeza, foi a posse mais linda e original que já houve: Lula recebeu a faixa presidencial diretamente das mãos do povo! A faixa passou por representantes de vários segmentos de nossa sociedade, representantes estes que subiram a rampa com o presidente, e, ao final, uma senhora da cooperativa dos catadores de São Paulo foi quem colocou nele a faixa.
Penso que a decisão ridícula, imatura e covarde, por parte daquele que deixou o cargo, de não passar a Lula a faixa presidencial, foi, na verdade, um grande presente que ele deu a Lula pela vitória, pois tal decisão permitiu que houvesse o ritual de colocação da faixa presidencial mais original e mais representativo da história do país! Foi muito mais bonito e muito mais emocionante que o ritual tradicional!
E foi muito bom ver a causa dos animais representada na pauta do novo presidente, por meio da presença da "Resistência", que também subiu a rampa com o presidente, conforme havia sido anunciado. "Resistência" é a cachorrinha de rua que participou da vigília Lula Livre, em Curitiba, durante os mais de quinhentos dias em que Lula lá permaneceu. Após o fim da vigília, "Resistência" foi adotada por Lula e Janja.
Esta eleição de Lula é uma daquelas que parecem ser anunciadas pelo destino. Lula enfrentou um adversário com a máquina administrativa nas mãos, nunca tanto recurso público foi utilizado em proveito próprio de forma tão ostensiva e escancarada. Enfrentou uma campanha suja do adversário, que usou e abusou da boa fé de muitos cidadãos ao fazê-los acreditar em mentiras espalhadas ao máximo nas redes sociais, enfrentou armadilhas e ciladas típicas de ditadores que querem se perpetuar no poder, com aparelhamento de órgãos institucionais, a ponto de, em dia de votação, autoridades rodoviárias das localidades onde Lula era favorito realizarem operações sem nenhum sentido, apenas para atrasar os eleitores impedindo-os de se dirigirem aos locais de votação. E ainda, Lula enfrentou isso tudo após ter sido condenado e passado mais de quinhentos dias na prisão por conta de um processo totalmente irregular, forjado, sem provas, apenas para retirá-lo do pleito na eleição passada. Pelo tanto de armações e pela ostensiva compra de votos promovidas por seu adversário, podemos classificar a vitória de Lula como uma das mais, ou senão a mais, grandiosa das vitórias eleitorais.
Como diriam alguns religiosos, Lula estava, com certeza, sendo trabalhado por Deus para, mais uma vez, assumir a direção da nação brasileira. Lula, como uma fênix, renasce das cinzas, sem endurecer o coração, sem perder sua dignidade nem por um só instante, e vence as eleições de 2022! Uma eleição em que até mesmo políticos muito experientes tinham como certa para seu adversário. Mas, a vez era de Lula! O país certamente não teria o destino de permanecer afundando-se na ditadura que, oficiosamente, já havia sido instalada. O país certamente não teria o destino de seguir sendo destruído como foi, nos últimos quatro anos.
Parabéns à sociedade brasileira pela conquista da permanência do sistema democrático! Parabéns a todos nós que lutamos pelo restabelecimento da normalidade no país, parabéns a todos os brasileiros dignos e coerentes, que não se venderam ao governo fascista por meio de seus braços nos estados e municípios, e votaram com inteligência, com consciência e com responsabilidade.
E, como bem disse o nosso presidente Lula, "Democracia para sempre!"
Texto: Luciana G. Rugani
Fotos: internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;