Saiu hoje a edição 33, mês de julho, da Revista Digital Aldeia Magazine, com minha coluna "Cantinho das Ideias", na página 126.
Nesta edição, falo sobre "AUTOESTIMA", tema da 2a. edição do meu projeto "Sarau 15 Minutos":
A mais recente edição que organizei do Projeto Sarau 15 Minutos teve como tema a "autoestima". Foi uma oportunidade para refletir sobre esse assunto que considero muito importante, principalmente se considerarmos o quanto, em uma sociedade repleta de padrões como a nossa, somos provocados em relação à nossa autoestima.
A autoestima é a capacidade de se amar. E, para amar, seja a quem ou a que for, é preciso primeiramente conhecer. A autoestima passa, portanto, pela busca incessante do autoconhecimento, pela percepção de seu próprio valor e pela humildade de perceber-se um ser em eterno aprendizado e transformação. Um olhar com maturidade para dentro de si mesmo, compreendendo de fato quem se é, suas possibilidades e suas limitações, seus pontos positivos e também os que necessitam ser trabalhados, aceitando-se e amando-se por ser quem se é. O ser com autoestima busca blindar-se contra atitudes desrespeitosas e situações de desvalor e evita se submeter a relações manipuladoras.
Ter autoestima é conhecer a si mesmo como um ser único, sem fazer uso de comparações que nada agregam, tendo plena consciência de sua individualidade, sabendo-se ser um ser único, porém não o único ser, ou seja, compreender que autoestima não significa egoísmo. Autoestima envolve maturidade de um ser que tem plena consciência de si mesmo e, justamente por isso, sabe perceber e respeitar o outro como ser individual que também é, possibilitando relacionamentos com mais empatia e, consequentemente, mais senso de coletividade e cidadania.
A autoestima nasce no indivíduo e reflete na sociedade como um todo. Um povo com boa autoestima terá clara percepção do seu potencial, conhecerá e saberá valorizar sua cultura e possuirá uma consciência cidadã muito mais desenvolvida.
E, para fechar nosso papo de hoje, segue o poema que fiz sobre o assunto:
Autoestima
Para amar,
Conhecimento é basilar.
Para autoamar
Em si cabe mergulhar.
Limites, possibilidades
Com humildade, reconhecer.
Ser único,
Porém não o único ser
Conhecer-se para amar-se
Reconhecer-se para encontrar-se
Aceitar-se
Perdoar-se.
"Conhece-te a ti mesmo"
Consciência plena de si
"Ame o próximo como a ti mesmo"
O outro, reflexo de si
Comparar-se não é o caminho
Cada ser tem seu encanto
Repudie o que lhe for daninho
E quem queira lhe causar o pranto.
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário