Este livro de George Orwell (nascido Eric Arthur Blair, em 25/6/1903, na região de Bengala, na India) foi publicado em 1945 e é considerado um clássico da literatura inglesa. O autor faleceu cinco anos após sua publicação.
Para escrever este livro, George Orwell inspirou-se no regime totalitário que então vigorava na antiga URSS. A história é passada em uma fazenda onde os animais promovem uma revolução e apoderam-se do imóvel, expulsando seu proprietário humano. Ali estabelecem novas normas sociais e a fazenda passa a ser gerida pelos porcos.
O autor, por meio de uma fábula, tece uma crítica ao regime totalitário, mas muitos pontos da narrativa correspondem perfeitamente a situações atuais da nossa política e das relações de trabalho. Como exemplo, temos:
- quando os porcos (gestores) agem como exploradores dos outros animais e argumentam que eles próprios precisam ser poupados porque o trabalho de gerenciar é bastante pesado e complexo, vemos o retrato de relações trabalhistas opressoras;
- quando Napoleon, o porco chefe, passa a culpar o porco Snowball por tudo de ruim que acontecia na fazenda, criando histórias fantasiosas que eram modificadas conforme a conveniência, enxergamos perfeitamente o atual presidente do nosso país criando e espalhando suas notícias falsas, e até mudando de ideia depois. Vemos também esse mesmo presidente culpando o Lula ou o governo do PT por tudo.
- quando, em vários trechos do livro, vemos as ovelhas e outros animais apenas repetindo as falas que lhes são repassadas, sem nenhuma análise sobre a veracidade ou não do que estão dizendo, seguindo cegamente seus líderes sem nenhuma reflexão e questionamento, vemos os grupos políticos cujos membros são manipulados por seus "líderes", guiados, conduzidos, sem permissão para pensarem de maneira diferente da "manada".
Enfim, este é um livro que deve ser lido e relido. Uma leitura fácil, agradável, mas que traz inúmeros temas para debate sobre princípios e valores típicos de regimes totalitários, mas que encontram-se diluídos e muito presentes em vários aspectos de nossa sociedade democrática.
Por já ser de domínio público, segue o link para download gratuito:
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário