Um costume que tem crescido muito nas praias é o de alimentar gaivotas com petiscos, como batatas fritas e outros para consumo humano. Os biológos alertam sobre o perigo desse hábito e o quanto que ele coloca em risco a sobrevivência da espécie.
Segundo os biólogos, o ato de dar esses petiscos para as gaivotas pode comprometer futuros filhotes. Caso as gaivotas estejam na fase de reprodução, esses alimentos de baixo valor nutricional serão levados para os filhotes e eles provavelmente não chegarão à fase juvenil.
Além disso, as gaivotas comem de tudo e aprendem por observação. Isso pode causar acidentes, inclusive com pessoas que não estejam oferecendo o alimento. As gaivotas se sentirão confortáveis, seguras, pela possibilidade de alimento fácil e poderão, até mesmo, passar a atacar as pessoas, principalmente crianças. Já vimos várias vezes na praia, quando os ocupantes de algum guarda-sol saem para o mar, a mesa fica sozinha com os alimentos e a gaivota se aproveita para "roubar" o alimento. Mas, com o tempo, elas irão se acostumar tanto que poderão não mais esperar que as pessoas saiam, e passarão a atacá-las.
Vamos divulgar essas informações, pois a grande maioria das pessoas não sabe que, ao alimentá-las, poderá estar contribuindo para a extinção da espécie ou para uma mudança de hábito das aves que poderá afetar a convivência equilibrada dos seres humanos com esses animais.
Luciana G. Rugani
Foto: internet
Pessoal ,os animais não podem comer batata frita e outros petiscos . Podem me mandar que eu como tudo e a gente protege do risco de extinção.
ResponderExcluirEste alerta é importantíssimo para ajudar a chegar em muitos leigos, que desconhecem os perigos para essa espécie
ResponderExcluir