por Luciana G. Rugani - o Projeto Mar Sem Lixo é uma ONG sem fins lucrativos, com foco na conscientização em relação ao grave problema do lixo nas praias, do consumismo exacerbado e do "mundo" de plástico que está se formando no interior dos oceanos.
Em junho passado, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, visitei uma exposição, produzida por essa ONG, que aconteceu no Shopping Park Lagos. A exposição (clique aqui para ver) foi uma mostra de fotos e dados sobre os efeitos na natureza do plástico, apetrechos de pesca e demais materiais descartados nas praias e que acabam parando nos oceanos.
E agora, para o natal, o Projeto Mar Sem Lixo realizou um belo e relevante trabalho que poderá contribuir muito para a conscientização de cidadãos e turistas. Foi construída na Praia do Peró, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, uma árvore de natal sustentável, decorada com redes apreendidas em pescas ilegais e resíduos recolhidos pela ONG nas praias. A ideia contou também com o apoio dos moradores do bairro que lutam por maior conscientização e pela limpeza das praias.
Segue abaixo texto postado na página de Roberto Ramos, fundador do Projeto Mar Sem Lixo:
"Tudo que vai, volta.
Possivelmente você deve conhecer essa frase. E não é que ela está bem certa? Os resíduos encontrados nas praias da região voltaram para nós de uma maneira muito diferente. Tudo que vai, volta.
O Projeto Mar Sem Lixo e a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Turismo, construíram uma árvore de Natal Sustentável com 6 metros de altura feita com rede de pesca irregular apreendida pela Guarda Marítima e Ambiental e ornamentada com diversos resíduos encontrados nas praias. E tem de tudo um pouco: chinelo, garrafa pet, bóia de isopor, brinquedos, escova de dente, apetrechos de pesca, copos de guaraná, entre outros. Todos os resíduos foram recolhidos das praias pela equipe do Projeto Mar Sem Lixo.
Segundo Roberto Ramos, presidente do Projeto Mar sem Lixo, “O objetivo é chamar a atenção para o lixo deixado nas praias e que matam mais de 100 mil de animais marinhos a cada ano apenas com resíduos de plástico.”
Fotos: Facebook
Maravilhoso esse projeto,mas,infelizmente é uma questão de educação, conscientização constante,fiscalização em toda costa do planeta e não só em orlas,bueiros,ruas,etc.
ResponderExcluirÉ um dever de cada cidadão, presevar,nossa natureza,nosso ambiente,e contribuir para que isso se torne um hábito entre os povos.
O homem,peca politicamente, socialmente e ambições, não se preocupando com a terra,o mar e o ar.
Deveria ter uma politica educativa e de punições, mas,nossas leis,precisam ser revisadas.
É triste e muito lamentável.
Parabéns pelo projeto e meus desejo que sirva de exemplo para muitos.
Sucesso !!!