Pular para o conteúdo principal

REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE - ANIVERSÁRIO DE CABO FRIO

Saiu hoje a edição 23, mês de novembro, da Revista Digital Aldeia Magazine, com minha coluna "Cantinho das Ideias", na página 98.
Nesta edição, falo um pouco sobre Cabo Frio, por ocasião de seu aniversário de 406 no último dia 13, e compartilho um dos poemas que fiz para nossa cidade:


ANIVERSÁRIO DE CABO FRIO

No dia 13 passado, Cabo Frio completou 406 anos de fundação. Uma data festiva, que não podemos deixar passar em branco.
As datas comemorativas existem para chamar-nos à reflexão sobre seu objeto. O aniversário da cidade é uma época em que sua história fala mais alto e nos clama a conhecê-la mais profundamente. Assim, unimos o conhecimento de seu passado à nossa vivência do presente e entendemos melhor a razão de hábitos culturais e as "engrenagens" de movimentação da sociedade.
Cabo Frio é uma cidade riquíssima em potencial cultural. Aqui há muitos artistas de qualidade, nas mais diversas áreas artísticas. Em relação à natureza, praias lindíssimas que merecem ser tratadas com todo cuidado e atenção e trilhas ecológicas que levam a paisagens deslumbrantes. Rios, mares, laguna... a maior laguna hipersalina do mundo está aqui em nossa região! Em relação à história, temos pontos relevantes de registro da história da cidade e do país que são preciosidades a serem preservadas, como, por exemplo, o Charitas, a Igreja de São Benedito e a Fazenda Campos Novos.
Sabemos que Cabo Frio viveu, recentemente, um período difícil em função da desordem financeira. Sabemos que, nos últimos anos, os problemas se acumularam. Reconhecemos ser importante "arrumar a casa", no sentido financeiro, e sabemos que isso leva tempo. Nesse contexto, é preciso que não deixemos que os problemas destruam nossa vontade de fazer o nosso melhor por nossa terra, que não deixemos de perceber e de valorizar toda essa riqueza de natureza e de história. É essencial que a aridez dos tempos difíceis não seque nossos sentimentos e valores mais nobres, não derrube nossa vontade de conhecer, pesquisar e preservar nossas preciosidades. A arte, a poesia, muito nos ajuda nesse sentido, pois exercita nosso sentir de maneira mais profunda, possibilita nossa reconexão à essencialidade das coisas, ressignificando nosso proceder enquanto seres humanos e também enquanto cidadãos. Por isso, hoje compartilho com vocês o poema que fiz há algum tempo e que é um dos meus preferidos. Convido todos a voarem comigo pelos céus de Cabo Frio, contemplando, em profundidade, alguns de seus cantinhos preciosos, para que, assim, nosso sentir nos conecte cada vez mais à plena e real noção de cidadania que nos cabe desempenhar.
Parabéns, cidade linda! 

ENCANTOS DE CABO FRIO 

Não posso descrever todos teus encantos!
Como um pássaro, prefiro voar.
E, lá do alto,
admirar,
cantar tuas belezas.
Praia do Peró,
natureza em profusão.
Na extremidade,
a concha que se abre
revela preciosidade:
Praia das Conchas!
Sobre a harmonia celestial deste conjunto,
o pássaro segue voo!
Praia do Forte,
história e natureza
em perene união.
O mar azul e a areia branca a fazem dar as mãos
à linda Praia das Dunas,
obra do vento artesão.
O pássaro vai mais além,
sobrevoa o antigo convento
viaja no tempo,
revigora-se no Morro da Guia.
Em voo rasante,
passa no Canal do Itajuru.
Absorve história e cultura
ao sobrevoar o Charitas
e o Largo São Benedito.
Sobre a Laguna de Araruama,
o pássaro volta.
Descansa no galho de uma árvore
e deslumbra-se com o por do sol
na Praia do Siqueira.
Ele sabe que ainda há muito mais!
Até o Rio São João,
há matas, parques,
Fazenda Campos Novos!
Descansa nas asas do Anjo Caído
e ali ele canta!
Canta livre,
celebrando a liberdade,
celebrando a vida,
o seu canto de gratidão. 

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;