por Luciana G. Rugani - Caros leitores, hoje venho apresentar o Ricardo Albino, mais conhecido como Ric.
Ric é jornalista, escritor, cronista e contador de histórias.
Conheci Ric no Facebook, quando ele entrevistou a apresentadora Cátia Cristina, da Web Rádio "Invista em Você", de Cabo Frio. Proprietário do canal do youtube "Ricontar Histórias", onde publica seus podcasts, Ric divulga entrevistas e histórias de vida, tendo sempre por base a promoção da diversidade e da inclusão social da pessoa com deficiência.
Vale a pena conhecer sua história de vida e seus trabalhos nas redes sociais. Segue abaixo o texto autobiográfico do autor:
APRESENTAÇÃO
por Ric
Olá! Meu nome é Ricardo Flávio Mendlovitz Albino, mas, para facilitar a vida do pessoal, todos me conhecem como Ricardo Albino ou Simplesmente o Ric.
Nascido e criado em Belo Horizonte, cheguei ao mundo prematuro de 6 meses. Tive parada respiratória e falta de oxigenação no cérebro, o que a provocou paralisia cerebral que afetou minha parte motora e minha visão. Não enxergo do olho direito e tenho metade da visão esquerda, mas digo que enxergo melhor que muita gente quando tento enxergar o outro pelo sentimento e pelo coração.
Desde criança, amo esportes, música, arte e cultura em geral. Já usei aparelho nas pernas, andador, bengala canadense e, desde 1997, devido ao pouco equilíbrio e aos espasmos (susto involuntário, sequela da paralisia) fui para a cadeira de rodas. As rodas da cadeira, muito além de funcionarem como minhas pernas, tornaram-se minhas asas para voar rumo aos sonhos e descobertas do mundo.
Em 2006, formei-me em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Tive um blog de crônicas e, a partir dele, fui colaborador no blog "Tudo Bem Ser Diferente" , da jornalista e minha professora Sônia Pessoa, onde são relatados fatos do dia a dia relacionados à acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência. Em 2015, me formei contador de histórias no curso do Instituto Cultural Aletria. Participei de alguns eventos e festivais e, em 2017, criei a página Ricontar Histórias, do Facebook. Em 2021, nasceu o canal Ricontar Histórias , do YouTube. Nesse canal, desde julho passado e sempre uma vez por semana, faço o podcast da Ricontar, onde, além de contar minhas histórias, também ouço e compartilho outras tantas.
Como cronista e contador de histórias, descobri também em mim o dom de criar histórias. Escrevi a minha história de vida, à qual dei o título de "O Rapidinho Teimoso". Com essa história costumo abrir as apresentações que faço, por meio das quais busco motivar famílias e pessoas com algum tipo de deficiência a buscarem seus objetivos e sorrisos na arte da vida, e também busco mostrar a todos a importância da acessibilidade, fundamento básico para uma inclusão social de todos nós.
A história "O Rapidinho Teimoso" é uma história com final itinerante, ou seja, com o final que varia conforme o local onde a estou contando. Por isso, o final é sempre diferente. A versão literária ainda está em construção.
Durante a pandemia, em isolamento social na roça com meus pais e de pés no chão, nasceu o projeto do livro "Histórias de um Rapidinho em Quarentena" que será lançado em breve, se Deus quiser.
Seguem alguns dos meus trabalhos:
Ricardo Albino, formado em Comunicação Social - Jornalismo - pelo Centro universitário de Belo Horizonte Uni-BH, em 2006.
Formado como Contador de Histórias pelo Instituto Cultural Aletria, em 2015.
Participou da Bienal do Livro de Minas, em 2015.
Criou a página facebook.com/ricontar
Participou da Semana Nacional de Museus nos anos de 2015 a 2020.
Participou do quadro "Os Contadores de Histórias", no programa Revista da Tarde, da Rádio Inconfidência AM 880, nos anos de 2018 e 2019.
Participação no programa Estação 750 Especial de domingo, da Rádio América AM 750.
Participação no Festival Surpreenda-se, no ano de 2018.
Participação no Festival Livro da Rua, nos anos de 2018 e 2019.
Participação no Encontrão dos Contadores de Histórias, nos anos de 2018 a 2020.
Participação no Salão do Livro, no Vale do Aço, no ano de 2019.
Participação nos encontrões virtuais de contadores de histórias virtuais de BH e do ES e no Salão do Livro Virtual, do Vale do Aço, no ano de 2020.
Espero vocês no meu canal no YouTube e na página no face:
Face pessoal: Ricardo Flávio Mendlovitz Albino
Parabéns 👏👏 amigo Ricardo exemplo de superação e muita alegria .
ResponderExcluirParabéns👏👏👏
ResponderExcluirParabéns👏👏👏
ResponderExcluirLinda história de vida.
ResponderExcluirMuito legal! Parabéns!!!
ResponderExcluirLinda história e belo projeto! Parabéns!
ResponderExcluirObrigado pelo carinho. Se quiser seguir tenho a página no Facebook e o canal no YouTube também. Será bem vindo e desde já agradeço
ResponderExcluir