Pular para o conteúdo principal

COLUNA "CANTINHO DAS IDEIAS" - REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE: O LIXO NOS MARES

Segue abaixo a minha coluna na Revista Digital Aldeia Magazine, edição 15, 1ª quinzena de maio 2021.
Nela falo sobre a importância de nos conscientizarmos em relação ao lixo nas praias e fazermos nossa parte, cada um contribuindo dentro do seu possível.

Caros leitores,

É impressionante a quantidade de lixo, em sua grande maioria plástico, que segue todos os dias para os mares! 
Dias atrás tivemos a formação de um ciclone subtropical na costa brasileira, o que causou ressaca nas praias de nossa região. E, durante as ressacas, pudemos observar o quanto de lixo que chega, trazido pelas águas, e o quanto de lixo, descartado na areia, que segue para o oceano. 
Em uma breve caminhada pela praia, em um desses dias de ressaca, nos dispusemos a recolher um pouco do lixo que encontrávamos pelo caminho. O resultado foi este revelado nas fotos: enchemos nossa sacola! São tampinhas, garrafas plásticas, embalagens descartáveis, cacos de vidro, etc. Todos objetos que poderiam muito bem ter sido descartados de maneira regular e em locais apropriados. O descarte em locais apropriados é o mínimo cuidado que se deve ter. Nem irei abordar aqui a questão da reciclagem e reaproveitamento. Se os seres humanos tivessem o cuidado de simplesmente não abandonar nas ruas ou na areia os objetos que descartam, já seria um enorme ganho para a natureza. Quantos animais marinhos morrem todos os dias por ingestão destes objetos descartados! Frequentemente vemos tartarugas mortas nas praias, com seus estômagos cheios de plástico!
O período compreendido de 2021 a 2030 foi classificado como a "Década dos Oceanos" pela Organização das Nações Unidas - ONU, justamente para buscar maior conscientização da sociedade em relação ao tema. 
É importante que a população se conscientize de que cada pequena ação de cada ser humano pode fazer muita diferença, pois a ela somam-se muitas outras. E, se eu faço a minha pequena parte, além de contribuir para que não haja maior acúmulo de lixo, eu posso ajudar na conscientização de outras pessoas. Quantas vezes observamos pessoas totalmente distraídas, sem a menor percepção da questão, verem, a seus pés, materiais sendo levados pelo vento até a água e nada fazem para impedir. Não despertaram ainda para a gravidade desse assunto e, muitas vezes, podem ser tocadas por uma atitude consciente de outra pessoa ao seu redor.
Por fim, somos aquilo que semeamos. Construímos o mundo de acordo com o que geramos ao nosso redor, portanto, ainda que outros não compreendam a importância de pequenos gestos conscientes, ainda que uma ação individual possa parecer minúscula perante a grandiosidade do ambiente, o que vale é nossa consciência alinhada com a promoção do bem e com a preservação e cuidado com a natureza. Fazer a parte que nos cabe, dentro do que nos é possível, para que sejamos agentes promotores da vida, durante todo o tempo que durar nossa estada neste planeta.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...