Creio que vivemos um tempo de revelações. Hoje em dia nada fica encoberto por muito tempo. A realidade de muitos tem sido escancarada. Vemos isso, por exemplo, nas disputas políticas, onde a essência de cada um brotou mais clara. Muitos que se passam por boa gente, mas, em defesa de seus candidatos, expressaram toda a realidade de seu íntimo de ódio, mentiras e egoísmo.
Em relação ao vírus, ele veio revelar o quanto vivemos em uma sociedade egoísta e individualista. Os pontos principais da prevenção do avanço da doença são o uso de máscara e álcool gel, além de manter o distanciamento mínimo necessário. Então, vemos que são ações que têm por base a solidariedade e respeito com o outro. Quando vemos os jovens na balada em aglomerações, pessoas sem máscara e sem os cuidados com álcool gel, e vemos o avanço da doença justamente pela falta desses cuidados básicos, percebemos o quanto cada um só pensa em si e não se importa com o outro, o quanto o individualismo predomina em nossa sociedade. E pior ainda é assistirmos a pessoas famosas promoverem eventos grandiosos, afrontando a sociedade ao escancarar a ilusão de que estão acima de tudo e de todos. É muita arrogância, egoísmo e desdém com a vida do outro.
Creio que esse está sendo apenas um primeiro teste. Para arrumar a casa, é necessário primeiramente bagunçá-la. O planeta, para se reformar e atingir um patamar um pouco mais evoluído, infelizmente ainda precisará de muitas provas, pois essa doença, pela forma como está avançando justamente pela falta de empatia de grande parte da sociedade, está servindo como diagnóstico de algumas de nossas mazelas.
Mas nunca é experiência perdida. Uma boa parte da sociedade está se modificando e aprendendo a ter um olhar mais empático. Mas, essa ainda não é a regra, portanto sinto que, infelizmente, novas provas ainda serão necessárias. Que Deus nos dê forças e sabedoria!
Luciana Gonçalves Rugani
Verdade. Estamos mexendo nos móveis para varrer seus locais, precisamos continuar esforçando nesta limpeza, que não é fácil e exige: paciência e compreensão. Sem estes dois ingredientes não conseguiremos nada, e que, devem se tornar nossos novos hábitos.
ResponderExcluirVerdade. Estamos mexendo nos móveis para varrer seus locais, precisamos continuar esforçando nesta limpeza, que não é fácil e exige: paciência e compreensão. Sem estes dois ingredientes não conseguiremos nada, e que, devem se tornar nossos novos hábitos.
ResponderExcluirDeus além de nos dar força e sabedoria, tem que nos dar saúde para poder nos passar por essa pandemia!!
ResponderExcluirReflexão é essencial a qualquer mudança... Obrigada por proporcionar isso...
ResponderExcluirRealmente neste ano aconteceram fatos horríveis não só no Brasil como no mundo inteiro, e o que mais tenho ouvido e lido, é que, 2020 é um ano para ser esquecido, o que não concordo, este ano deverá ser sempre lembrado. Essa pandemia veio nos mostrar como somos fracos, mas ao mesmo tempo solidários e com muita esperança, apesar do genocida que está no poder querer nos jogar para baixo todos os dias.
ResponderExcluir