Todos sabemos que a mente das crianças é como um "HD zerado", um
disco rígido de computador pronto para gravar as mínimas impressões e
acontecimentos que, pouco a pouco, constituirão o seu saber e formarão
sua personalidade para a vida. Assim, o meio em que vive, as
experiências que vivencia, a maneira como é tratada, tudo isso
influenciará sobremaneira em sua personalidade no amanhã. Muitos hábitos
adquiridos na infância farão a diferença no seu desenvolvimento futuro.
A leitura é um destes hábitos.
A criança tem, no lúdico, grande
parte de seu aprendizado. A contação de histórias, os livros infantis,
peças teatrais, brincadeiras de imaginação, tudo isso são instrumentos
poderosos de influenciação na mente infantil. Através da imaginação, é
como se a criança participasse de uma peça teatral. Ela fantasia e vive a
vida dos personagens, assimila a história contada como se dela fizesse
parte. Daí a importância de que a história, ou o conto, ou a peça
teatral, o que seja, tenha sempre uma mensagem que transmita uma
virtude. Ouso dizer que este mundo imaginário dos livros, das histórias e
brincadeiras pode ser considerado como a maneira mais eficaz de ensinar
valores que constituirão o caráter do futuro adulto. É a forma mais
fácil de "falar a mesma língua" da criança, possibilitando a ela uma
maior compreensão e consolidação do saber dentro de si.
Entre todos estes instrumentos citados, importante destacar a literatura infantil.
Criar
nas crianças o hábito de ler as influenciará para toda a vida. É como
dar a chave que abrirá portas e a fará desvendar o mundo! A criança que
adquire o hábito da leitura estará apta no futuro buscar as informações,
pesquisar, ir atrás do conhecimento. E o principal: haverá muito mais
chance de que isso se dê com gosto, com prazer e satisfação. Através de
uma boa leitura, a criança viaja no fantasioso, experimenta sensações e
emoções e volta para sua realidade um pouco mais transformada,
fortalecida por valores mais sólidos e pouco a pouco mais preparada para
viver sua realidade com maior discernimento.
E vale destacar
também que o exemplo fala muito alto na formação da criança. Ela
assimila com muito mais facilidade aquilo que ouve, que vê, que observa.
Daí a importância de o educador, seja este os pais ou os professores,
também terem prazer na leitura, gostarem de ler, pois assim estarão mais
capacitados para viajar na fantasia junto com as crianças e dela
absorverem o conteúdo que fará a diferença em suas realidades. Só com
prazer na leitura é que os educadores poderão entrar na mesma faixa de
entendimento da criança e falar a sua voz, pois não bastará a eles
colocar o livro nas mãos dela e dizer que precisam ler. Isso será
inócuo. Há a necessidade de vivenciar com elas o lúdico e isso só é
possível quando o educador também se encanta com a leitura.
Educar
e ler são dois verbos que caminham juntos. Não há como separá-los. Se
quer ser educador, antes de tudo ame a leitura, pois ela será o fio
invisível que proporcionará a sintonia fina com seu aprendiz e, em
consequência, uma melhor transmissão do conteúdo com chance de
assimilação muito mais eficaz. E, além disso, o exemplo fala mais alto e
somente amando a leitura é que o educador conseguirá fazer brotar, até
mesmo no mais resistente dos aprendizes, a vontade de ler, o encanto com
a leitura, que constitui a base para formação do hábito.
Luciana G. Rugani - texto que escrevi para a antologia "Ler para Educar - literatura infantil", da Editora Comunicação.
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