Pular para o conteúdo principal

CHARITAS RECEBE LANÇAMENTO DE LIVROS NESTA SEGUNDA (11)

Mar de Palavras e Surfando nas Letras são obras de moradores de Cabo Frio

A Casa de Cultura e Museu José de Dome (Charitas) recebe nesta segunda-feira (11), às 18h, dois lançamentos de livros. Uma das obras é Mar de Palavras, da escritora Luciana G. Rugani, e a outra é Surfando nas Letras, de Roberto Amorim. O evento é gratuito e aberto ao público.
Mar de Palavras conta com poesias e crônicas inspiradas na cidade de Cabo Frio e sua natureza. O livro é a primeira obra individual de Luciana e foi publicado pela Editora Foco Letras. “A obra nasce da ideia principal de deixar o sentimento fluir por meio da poesia, e as crônicas propõem reflexão, estímulo ao livre pensar”, explica a autora.
No Surfando nas Letras, Roberto Amorim traz poesias que fazem analogias das manobras radicais dos surfistas com as letras. “O livro relata história de vidas, contando detalhes sobre a vida das pessoas selecionadas para serem homenageadas e imortalizadas na memória de todos os leitores, contou o poeta.
O Charitas fica localizado na Avenida Assunção, 855, no Centro.

Sobre os autores

Luciana Rugani é poetisa, natural de Belo Horizonte, mas escolheu Cabo Frio de coração. Ela aprecia o estilo poético de Vinicius de Moraes. Não vem de família de escritores, porém sempre teve contato com a arte através dos quadros pintados por seu pai, autodidata na pintura em tela desde criança.
A paixão pelos livros veio da reflexão que o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” provocou. Por essa razão, “Carpe Diem”, expressão latina que no filme foi associada a ideia de “extrair a essência da vida”, constitui o nome original de seu blog “Cantinho das Ideias (Carpe Diem Luciana)”. Ela é membra da Academia de Letras e Arte de Cabo Frio (ALACAF)
Roberto Amorim nasceu em Cabo Frio e viveu sua infância em Arraial do Cabo, na Vila Industrial, onde residiu até os 18 anos de idade, quando se mudou para Cabo Frio. É formado em matemática pela Ferlagos e pós-graduado em Análise de Sistemas.
A escrita de poemas surgiu para defender a natureza e narrar suas experiências de vida, o que já lhe rendeu o livro “As Árvores da Minha Vida, lançado em 2017, e “As 5 Palavras”, em 2018. É Membro Fundador da ALACAF. Já participou de várias antologias de âmbito nacional e em Portugal.

Texto e foto: Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;