Segundo relatos de historiadores, em 1503 teria sido construída a primeira fortaleza europeia de Cabo Frio por homens que vieram em dois navios comandados por Américo Vespúcio. Estes navios teriam se dispersado de uma expedição naval portuguesa que sofreu um naufrágio perto de Fernando de Noronha e vieram descendo o litoral até a Bahia e Cabo Frio. A fortaleza aqui erguida era uma feitoria para explorar o pau-brasil. Cabo Frio teria, então, sido “descoberta” em 1503. O nome adviria do formato geográfico do local (cabo) e das águas frias que emergem das profundezas para a superfície do mar através do fenômeno da ressurgência, muito frequente na região. Cabo Frio teria, então, sido descoberta em 1503 e consagrada como cidade somente em 1615.
Em 2003, no governo do prefeito Alair Corrêa, aconteceu na cidade a comemoração dos 500 anos. Foi uma festa maravilhosa! Abaixo segue o documentário "Cabo Frio, 500 anos de história", onde podemos assistir à encenação então realizada no Canto do Forte, simulando a chegada da expedição de Américo Vespúcio ao local. Segue também a letra do hino dos 500 anos, "Terra do Novo Mundo", composição de Vinícius Santa Rosa.
Vale a pena assistir:
TERRA DO
NOVO MUNDO
Uma nova terra um novo mundo,
Com sua caravela veio aportar,
Vento que soprou de Portugal
História de um navegador.
Uma feitoria se estabeleceu,
Foi a primeira vez que alguém te
conquistou
Cabo Frio, terra do Cabo Frio
500 anos de história pra contar,
Cabo Frio, terra do Cabo Frio
Américo Vespúcio,
Desbravador do mar.
(Letra do Hino dos 500 anos de história de
Cabo Frio, de Vinicius Santa Rosa)
Hino homologado pela CMCF
Sem dúvida foi fantástico! Um teatro tendo o céu como teto, o mar como palco! Os artistas da terra como nossos índios! Nesse grande palco aberto, reproduziam os 500 anos de nossa Terra! Foi lindo o histórico acontecimento! Muito me orgulho em ter sido responsavel por sua realização, quando ao lado inaugurávamos o Mirante do Arpoador! Alair Corrêa
ResponderExcluir