PROGRAMA TRANSFORMEAÇÃO ESCLARECE PONTOS IMPORTANTES SOBRE IRREGULARIDADES NO ATERRAMENTO DAS ANTIGAS SALINAS PEROANAS
O Programa TransformeAção (Jovem TV) da última quarta-feira, dia 21/02, foi muito esclarecedor em relação a conceitos ambientais importantes que nos possibilitam entender melhor o que acontece ao nosso redor.
Nádia Rouefski entrevistou Mário Flávio Moreira, biólogo de formação e especialista na área de análise e avaliação ambiental, ex-atuante no Consórcio Intermunicipal Lagos São João e que hoje presta serviços de consultoria ambiental.
Mário esclareceu didaticamente conceitos importantes como: Parque, APA, ZOC, ZPVS, etc, e nos forneceu informações como: que tipo de zoneamento permite ou não algum empreendimento; que entidades federativas são responsáveis por licenciar possíveis empreendimentos; quais estudos são necessários para o devido processo de licenciamento; enfim, uma gama de informações que muito nos ajudam a entender alguns casos, principalmente o caso do aterramento na região da Ilha do Japonês.
A região que está sendo aterrada para servir como estacionamento situa-se dentro da APA Pau Brasil, unidade estadual. Trata-se de área de antigas salinas desativadas, as Salinas Peronas. É uma área de mangue onde é possível uma autorrecuperação natural. Qualquer empreendimento ali necessita de relatório de impacto ambiental (que não foi realizado) e que analisará muitas coisas, entre elas o fato de que a região possa até mesmo ser espelho d'água da lagoa.
Aqui fiz um resumo bem "en passant" sobre o tema. Há muitos outros fatores e condições bem colocados por Mário e por isso vale a pena que todos assistam à entrevista e se informem, pois a situação é grave. Temos: uma área localizada dentro de uma APA estadual, sendo aterrada sem o relatório de impacto ambiental e sem o devido licenciamento (autorização é diferente de licenciamento).
Não deixem de assistir! Segue abaixo:
Comentários
Postar um comentário