O natal é uma época em que ouvimos falar mais de paz, união, Jesus, família. Uma data cujos sentimentos que simboliza têm resistido à força destruidora do consumismo, porém muitos acabam esquecendo-se do significado principal dessa data que é o nascimento de Jesus.
Como toda data comemorativa existe para nos lembrar de refletir sobre os temas a que se dedicam, o natal não é diferente. Ele nos propõe a reflexão sobre a presença real de Cristo em nossas vidas. E o que significa essa presença?
Para refletir no assunto, faço os seguintes questionamentos:
- de que adianta o ser desejar feliz natal ao outro se durante o ano inteiro não sabe e não busca aprender a vivenciar o Cristo verdadeiramente dentro de si?
- de que adianta na época do natal pensar em amor, paz e união, se durante todo o ano não se dispôs a dar voz para estes sentimentos pelo menos alguns minutos por dia?
- se tudo que o poderia fazer do ser uma pessoa realmente centrada, forte e estruturada para obter o melhor desempenho nos lances da vida foi desprezado como tolice?
- de que adianta falar em união se, na relação com o outro, o ser invigilante deixa predominar a incompreensão, a revolta, a mágoa, a inveja e o despeito e assim, qual juiz implacável, tira sua conclusão e dá sua sentença final em pré-julgamento injusto?
Viver em Cristo é buscar vivenciar seu evangelho no dia a dia, na maneira de relacionar com o outro. De nada adianta falar nele e dizer que está com ele se no cotidiano o ego fala mais alto, se não há a cada dia a busca por ser alguém melhor através do exercício de seus ensinamentos. Claro que haverá erros e acertos, mas pra isso existe o perdão, o recomeço, a coragem de tomar a iniciativa de um diálogo, amadurecimento. A busca dessa vivência é o que deve prevalecer.
Fica aí a reflexão e que Cristo possa se fazer mais verdadeiramente presente, não somente no natal, mas em todos os dias da vida de cada um disposto a trabalhar por isso.
Um feliz natal, paz e luz para todos!
Luciana G. Rugani
Fica aí a reflexão e que Cristo possa se fazer mais verdadeiramente presente, não somente no natal, mas em todos os dias da vida de cada um disposto a trabalhar por isso.
Um feliz natal, paz e luz para todos!
Luciana G. Rugani
Comentários
Postar um comentário