Hoje participei, junto com o amigo José Facury, do programa da Janaína Freire, na TV Litoral News.
Falamos sobre a questão da antiga estação de trem de Cabo Frio, tema sobre o qual já tratei aqui no blog.
O terreno onde ela se encontra está sendo vendido pelo proprietário. O comprador não poderá dispor livremente do imóvel, pois há várias restrições e o prédio é avalorado pelo INEPAC/IPHAN e tombado pelo IMUPAC. Mas é um prédio de grande importância histórica para a cidade e por isso seria interessante que o município pudesse adquirir essa propriedade e fazer dali um ponto cultural integrado à comunidade dos bairros adjacentes.
Sabemos das dificuldades financeiras do município, porém é preciso que não deixemos que se percam valores e a riqueza histórica da cidade. Gostaríamos muito, e seria de enorme valor para Cabo Frio, que o poder público tratasse com carinho deste assunto inserindo-o no rol de prioridades do município e buscando uma possível e interessante negociação com o proprietário do imóvel.
Solicitamos a todos que amam e valorizam a história da cidade, e também ao poder público, uma maior atenção com este caso para evitar que percamos este valioso patrimônio que poderia até tornar-se um importante ponto de visitação para o turismo histórico-cultural.
Fizemos um abaixo assinado e pedimos a todos que assinem e nos ajudem a divulgar.
Deixo aqui meus agradecimentos ao querido amigo Facury, que nos deu uma valiosa colaboração com seu vasto conhecimento do assunto engrandecendo bastante o programa e à querida Janaína Freire pelo convite e por estar junto conosco nesta causa. Obrigada, Janaína, por ter abraçado com tanto carinho a luta pela preservação de nossa história e pelo resgate de valores e sentimentos essenciais para que tenhamos uma percepção mais ampla da vida, percepção esta muito mais além da mera materialidade e do lucro a qualquer custo, que nos torne capazes de perceber e valorizar a riqueza de uma história.
Seguem os vídeos com a entrevista dividida em duas partes:
Primeira parte:
Segunda parte:
Comentários
Postar um comentário