Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO: 401 ANOS DE CULTURA - UM PASSEIO PELOS MONUMENTOS CULTURAIS

Na terceira matéria da série especial do aniversário de Cabo Frio vamos conhecer os pontos de manifestações culturais locais

Por Flávia Lira em 09/11/2016


Há cerca de 401 anos a cidade que hoje conhecemos como Cabo Frio era fundada. Porém, a história da região que hoje é referência em turismo vai além e traz para vocês uma enorme herança social. Na terceira matéria da série especial do aniversário de Cabo Frio vamos conhecer os pontos de manifestações culturais locais. 
Cabo Frio fervilha de eventos culturais que revelam em acontecimentos, costumes, tradições, valores, expressões populares artísticas e culturais. Deste modo, agregam à população conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação da cultura regional da cidade. 
Os monumentos culturais e museus são lugares únicos que proporcionam experiências inesquecíveis e aprendizagem para a vida toda. Cabo frio conta com inúmeros pontos culturais como o Mart - Museu de Arte Religiosa e Tradicional, a Charitas - Casa de Cultura José Dome, o Teatro Municipal e outras diversas manifestações culturais que tomam a cidade como palco. 
Esses são espaços que transmitem valores para a sociedade, despertam memórias e interagem com a contemporaneidade além de atraírem o público cabofriense e também turistas pela beleza, legado e programação cultural. 

Mart 

O Museu de Arte Religiosa Tradicional foi tombado pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É reconhecido pelo importante trabalho de aproximação que realiza com a comunidade local. O museu distingue-se por incentivar e acolher diversas manifestações culturais que utilizem o Patrimônio como referencial ou fonte de inspiração. Recebe também palestras periodicamente, exposições, contemplação astronômica e apresentações musicais.


Charitas 

O prédio onde hoje funciona a Casa de Cultura José de Dome guarda em amplas salas muita história. Já foi orfanato, abrigo nos tempos da Segunda Guerra Mundial, Fórum, Biblioteca Municipal e sede da Secretaria Municipal de Cultura, hoje oferece uma gama de eventos e exposições 

Atualmente, o Charitas abriga a exposição permanente do acervo de José de Dome, artista plástico reconhecido internacionalmente e que viveu muitos anos na cidade. A casa é um espaço dinâmico, promovendo constantemente seminários, oficinas, palestras e apresentações de música, dança e teatro. Conta também com aulas de piano, inglês e desenho, dentre outras, oferecidas a preços populares. 


Teatro Municipal 

São inúmeros os pontos culturais e atrações para os moradores e turistas em Cabo Frio. A cidade conta elementos culturais, históricos, alguns deles inclusive constituindo um patrimônio histórico-cultural como o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. 

O Teatro Municipal da cidade foi construído em 1997, conta com encenações de espetáculos infantis e adultos, shows acústicos, seminários, palestras, cursos de teatro, dança, circo e pesquisas relacionadas ao universo das artes cênicas em geral. 

A lotação pode chegar a 350 lugares, sem as cadeiras; e 270, com cadeiras. As apresentações de teatro, grupos de dança ou encenação teatral com textos escritos por artistas da região têm preferência no local, o que não impede a presença de personalidades famosas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;