Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO CABOFRIENSE: CABO FRIO, UM POUCO DE HISTÓRIA

Minha coluna de hoje no jornal "Diário Cabofriense". Abaixo da foto, segue o texto para mais fácil leitura:

Na minha coluna da semana passada, quando falei aqui sobre a importância de conhecermos o hino de nossa cidade, principalmente tendo em vista as comemorações dos 400 anos, uma amiga me perguntou como poderia Cabo Frio estar completando 400 anos, sendo que em 2003 foram comemorados os 500 anos. Expliquei a ela, mas isso me levou a pensar: assim como ela, outras pessoas podem ter a mesma dúvida. Foi aí que resolvi escrever umas breves palavras para ajudar na elucidação da questão.
Vale dizer que não sou historiadora. O que exponho neste meu breve texto é simplesmente o resumo do meu conhecimento sobre o assunto, originado de alguns livros que li e também de matérias da internet.
Segundo relatos de historiadores, em 1503 teria sido construída a primeira fortaleza europeia de Cabo Frio por homens que vieram em dois navios comandados por Américo Vespúcio. Estes navios teriam se dispersado de uma expedição naval portuguesa que sofreu um naufrágio perto de Fernando de Noronha e vieram descendo o litoral até a Bahia e Cabo Frio. A fortaleza aqui erguida era uma feitoria para explorar o pau-brasil. Cabo Frio teria, então, sido “descoberta” em 1503. O nome adviria do formato geográfico do local (cabo) e das águas frias que emergem das profundezas para a superfície do mar através do fenômeno da ressurgência, muito frequente na região.
A partir dali, a exploração do pau-brasil pelos portugueses acabou dando origem a conflitos com os índios, os quais acabaram se aliando a exploradores franceses. Para dissolver o poderio francês que crescia no local, em novembro de 1615 os portugueses fundaram a cidade de Nossa Senhora de Assunção do Cabo Frio e construíram um forte para consagrar a fundação da cidade (forte Santo Inácio). O Forte São Matheus só surgiria depois, entre 1616 e 1620.
Enfim, com esse breve resumo da história, podemos entender porque Cabo Frio comemorou em 2003 os 500 anos e neste ano de 2015 comemora seus 400 anos: em 2003 foram comemorados 500 anos da descoberta destas terras pelos navegadores portugueses em 1503, e agora, em 2015, serão 400 anos da fundação da cidade, ou seja, da consagração do lugar como cidade, o que aconteceu em 1615.
Há ainda muitos outros pontos interessantes para conhecermos sobre a história de nossa cidade. Vale a pena ler, pesquisar. Hoje em dia, a internet é uma ferramenta que pode nos ajudar muito nessa tarefa.
Conhecer nossa história permite que nos situemos melhor enquanto cidadãos. A partir do momento em que trago para dentro de mim o conhecimento da história de um lugar, levo comigo, para onde for, uma parte deste lugar. E, ao mesmo tempo, integro-me a ele de forma mais efetiva e real, fortalecendo ainda mais os laços que nos unem. 

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;