Pular para o conteúdo principal

BELO HORIZONTE (MG) COMEMORA 117 ANOS

Foto: Jornal O TEMPO
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, comemora hoje seus 117 anos. E com uma boa notícia: a cidade oficializou a candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha para ser reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O resultado está previsto para sair em meados de 2016. Caso vença, a capital será a quarta cidade mineira a ter o reconhecimento mundial, atrás de Ouro Preto, Diamantina e Congonhas.
Para homenageá-la, destacamos abaixo alguns principais dados para que todos possam conhecer um pouco mais sobre essa metrópole:
População: BH tem hoje 2.479.175 moradores.
Por dia, a cidade consome 650 milhões de litros d'água, o suficiente para encher 260 piscinas olímpicas. Belo Horizonte tem 700 km de córregos. A maioria deles está canalizada, escondida sob as ruas da cidade.
Parques de lazer e conservação são 77. 
Nos ares de BH voam 150 espécies de aves. O número varia dependendo da época do ano, já que muitas delas são migratórias. O melhor local para observação é a Pampulha, e durante o verão. 
Por dia são recolhidos 1.800 toneladas de lixo na capital, o que daria para preencher 36 carretas bitrem.
Os garis varrem, por ano, 700 mil km de vias. A distância seria suficiente para dar 18 voltas e meia em torno da Terra. 487 bairros existem na cidade.
Na capital há 18.613 bares e restaurantes, o que dá um estabelecimento para cada 133 moradores. Por ano, os belorizontinos consomem 153 milhões de litros de cerveja, o que dá 255 mil garrafas de 600 ml.
São mais de 4.645 km de vias espalhadas pela cidade. Se fossem colocadas em linha reta, seria suficiente para ir de Belo Horizonte até Boa Vista, em Roraima.
3.600 ônibus fazem o transporte coletivo em BH diariamente.
Futebol: nem só de Atlético, Cruzeiro e América. A capital tem pelo menos 250 times de futebol amador. Além do Mineirão e do Independência, BH conta com outros 75 campos de futebol.
Por ano, são realizados em média 15 mil casamentos na cidade.

Foto: Wikipédia
Fonte: Jornal O TEMPO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato; - José Facury Heluy; - Edgard Moreira; - Ballet Gabi Vaz; - Rodrigo Leo; - Arte No Harém; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues; - Rodrigo Sena; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do Jidduks;